Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Justiça

Cármen Lúcia afirma que eleições não terão "interferência de quem quer que seja"

Presidente do TSE participou de abertura de teste de segurança dos sistemas eleitorais

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, durante lançamento do teste dos sistemas eleitoraisA presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, durante lançamento do teste dos sistemas eleitorais - Foto: Alejandro Zambrana/TSE

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou que as eleições de 2026 não terão "interferência de quem quer que seja". Cármen afirmou que o teste público de segurança dos sistemas eleitorais, iniciado nesta segunda-feira, garante uma disputa "segura", "tranquila" e "transparente". 

— Para que a gente tenha uma eleição, no ano que vem, mais uma vez, segura, tranquila, transparente e, acima de tudo, para sossego eleitoral da eleitora e do eleitor brasileiro. Ele poder confiar em que o voto é ele com ele mesmo e o que ele resolver colocar na urna. Nada mais, nada menos, sem interferência de quem quer que seja neste momento — declarou a presidente do TSE, na abertura do evento, conhecido como teste de urna. 

No teste, pesquisadores avaliam os sistemas utilizados nas eleições e tentam identificar falhas e vulnerabilidades. Com os resultados, o TSE pode reforçar a segurança. 

Essa é a oitava edição do evento, que começou em 2009. Desde 2016, o procedimento passou a ser obrigatório, de preferência no ano anterior à disputa. 

Cármen Lúcia afirmou que houve um recorde tanto de inscrições quanto de planos aprovados para serem realizados. 

— Este é o oitavo período de testes. Desta vez nós tivemos o maior número de investigadores e propostas que vieram para o nosso conhecimento — afirmou, acrescentando: — Foram selecionados 38 testes dos 149 que foram apresentados, que atenderam todos os critérios. É um número maior do que em todos os outros sete anteriores. 

Os especialistas irão executas os planos durante a semana. Caso identifiquem pontos que possam ser aprimorados, eles serão convocados a comparecer em uma nova etapa, em maio do ano que vem.

Veja também

Newsletter