Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
presidente da câmara

Hugo Motta demite duas funcionárias suspeitas de serem fantasmas após reportagem

Presidente da Câmara disse que preza pelo "cumprimento rigoroso das obrigações dos funcionários"

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, demitiu duas funcionárias O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, demitiu duas funcionárias  - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), demitiu de seu gabinete duas funcionárias suspeitas de serem fantasmas. A denúncia foi feita pela Folha de S. Paulo. Em reportagem, o jornal tratou do caso de três servidoras que acumulavam o cargo com outras ocupações.

Gabriela Pagidis, com salário de R$ 11,4 mil, e Monique Magno, com salário de R$ 1,7 mil, exerciam funções remotas e estavam no gabinete de Motta desde 2024, mas tiveram a exoneração encaminhada nesta terça-feira.

Em nota, Motta afirmou que “preza pelo cumprimento rigoroso das obrigações dos funcionários de seu gabinete, incluindo os que atuam de forma remota e são dispensados do ponto dentro das regras estabelecidas pela Câmara”.

Como a vaga não era presencial, ambas tinham dispensa de marcação de ponto. A demissão das duas será publicada no DOU desta quarta-feira (16).

Segundo a Folha, Motta empregou em seu gabinete três funcionárias com rotinas incompatíveis com as funções que deveriam exercer no Legislativo. As duas dispensadas são uma fisioterapeuta (Gabriela Pagidis) e uma assistente social (Monique Magno) de uma prefeitura na Paraíba.

Em reportagem, a Folha trata ainda de uma estudante de medicina.

Todas são contratadas no cargo de secretário parlamentar, com jornada de 40 horas semanais, com proibição de exercer outra função pública e sem necessidade de bater o ponto com biometria na Câmara.

Ao ser questionada pela Folha, Monique Magno alegou trabalhar em dois empregos e "cumprir os horários certinho e ainda acumular" os cuidados de uma criança, "sendo mãe solo".

Já Gabriela Pagidis disse que em sua função como servidora "geralmente cuida da agenda, mais voltado para a organização". "Agora está mais na mão da presidência [da Câmara], mas eu trabalho com isso. Agenda, eventos", acrescentou.

Veja também

Newsletter