Lula celebra eleição de Ana Maria Gonçalves para a ABL: "uma homenagem merecida"
Presidente leu "Um Defeito de Cor" durante período em que esteve preso em Curitiba
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a eleição da escritora Ana Maria Gonçalves para a Academia Brasileira de Letras. Em post compartilhado em suas redes sociais, o mandatário escreveu:
"A Academia Brasileira de Letras acertou em cheio ao eleger Ana Maria Gonçalves como sua nova imortal. Trata-se de uma homenagem merecida, de um justo reconhecimento a uma das melhores escritoras que temos hoje. A obra de Ana Maria Gonçalves nos ajuda a compreender a história brasileira, infelizmente marcada pelas mazelas do racismo e da opressão."
Leia também
• Carol e Radamés: quem é o casal vencedor do 'Power Couple 7'?
• Convite a maestro russo pró-Putin para festival na Itália gera polêmica
• Alessandra Leão faz show na Casa Estação da Luz no dia 27 de julho
No comentário, Lula lembrou ainda sua experiência com o livro "Um defeito de cor", obra seminal da autora.
"O livro 'Um Defeito de Cor' foi meu companheiro durante o período em que estive injustamente preso em Curitiba, e sempre faço questão de recomendar a todos a sua leitura", disse Lula, que concluiu a mensagem parabenizando a nova imortal.
A escritora foi eleita nesta quinta-feira (10) para a Cadeira 33 da ABL. A mineira de 54 anos sucedeu o gramático, professor e filólogo Evanildo Bechara, morto em maio, e se tornou a primeira mulher negra a integrar o quadro de imortais da Casa de Machado de Assis desde a fundação da instituição, em 1897.
Ela teve 30 votos e a escritora, professora e ativista Eliane Potiguara, 1 voto.

