Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Política

Ministro da Defesa diz que respeita Carta Democrática Interamericana

Documento citado por Paulo Sérgio Nogueira afirma que governos das Américas têm 'obrigação' de defender democracia

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de OliveiraO ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, reafirmou nesta terça-feira que o Brasil respeita a Carta Democrática Interamericana. O texto diz que "os povos da América têm direito à democracia e seus governos têm a obrigação de promovê-la e defendê-la".

— Da parte do Brasil, manifesto respeito à Carta da Organização dos Estados Americanos, OEA. E à Carta Democrática Americana e seus valores, princípios e mecanismos — declarou Nogueira.

A fala de Nogueira ocorreu na abertura da Conferência de Ministros de Defesa das América (CMDA), que está sendo realizada em Brasília. Ao final do evento, na quinta-feira, será assinada uma declaração, que deverá reproduzir os compromissos da Carta Democrática Interamericana e da Carta da Organização dos Estados Americanos (OEA).
 

A primeira carta afirma, logo em seu primeiro artigo, que "os povos da América têm direito à democracia e seus governos têm a obrigação de promovê-la e defendê-la" e que "a democracia é essencial para o desenvolvimento social, político e econômico dos povos das Américas".

Veja também

Newsletter