Qui, 18 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
RIO DE JANEIRO

Permanência de Quaquá no grupo de WhatsApp da bancada federal do PT irrita aliados de Lindbergh

Prefeito de Maricá há cinco meses, ex-deputado não deixou a conversa

Washington Quaquá, vice-presidente do PT Washington Quaquá, vice-presidente do PT  - Foto: Reprodução/Instagram

Quase cinco meses após reassumir a prefeitura de Maricá, na Região Metropolitana do Rio, Washington Quaquá tem causado desconforto entre antigos colegas na Câmara dos Deputados. O motivo é sua permanência no grupo de WhatsApp da bancada federal do PT.

Petistas ouvidos pelo Globo, ligados ao grupo do deputado Lindbergh Farias, afirmam que o prefeito tem acesso a conversas internas e, portanto, a “informações privilegiadas”.

O incômodo aumentou nas últimas semanas, com a aproximação das eleições internas do PT, nas quais Quaquá é candidato à presidência nacional do partido. No Rio, seu filho, Diego Zeidan, trava uma disputa com o deputado federal Reimont, aliado de Lindbergh, pelo comando do diretório estadual.

A candidatura de Reimont surgiu como reação ao que seus apoiadores chamam de “pragmatismo excessivo” do grupo de Quaquá. Um dos pontos que mais geraram desgaste foi a defesa pública feita pelo prefeito de Maricá aos irmãos Domingos e Chiquinho Brazão, investigados como mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco. A manifestação provocou forte reação interna, especialmente entre setores do PT ligados aos direitos humanos e às periferias.

Na disputa pelo diretório municipal, a oposição ainda não definiu um nome único, mas dois nomes têm ganhado destaque entre os filiados: Leonel de Esquerda e Fátima Lima. O objetivo do grupo é barrar a vitória de Alberes Lima, candidato apoiado por Quaquá.

Na corrida pela presidência nacional do PT, o campo apoia o ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva. Além de Quaquá e Edinho, também são candidatos Valter Pomar, Romênio Pereira e Rui Falcão.

O Globo procurou Quaquá e Lindbergh. A reportagem será atualizada caso haja manifestação.

Veja também

Newsletter