Dom, 28 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
PROCURADORIA

PGR denuncia família que hostilizou Alexandre de Moraes em Roma

Episódio envolvendo ministro do STF ocorreu no aeroporto da capital italiana, em 2023

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de MoraesMinistro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) os três passageiros que hostilizaram o ministro Alexandre de Moraes e a família dele no aeroporto de Roma, na Itália, em julho de 2023.

A denúncia por calúnia e injúria foi oferecida pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, contra o empresário Roberto Mantovani Filho, sua esposa, Andréia Munarão, e o genro do casal, Alex Zanatta. Eles negam que tenha ocorrido agressão.

Para o chefe da PGR, "não há dúvidas" de que os passageiros hostilizaram o ministro do STF em razão de suas atribuições como magistrado e como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

"A falsa imputação da conduta criminosa ao Ministro foi realizada pelos acusados de maneira pública e vexatória. É claro o objetivo de constranger e de provocar reação dramática", diz Gonet.

Ainda segundo o PGR, "a falsa imputação da conduta criminosa ao Ministro foi realizada pelos acusados de maneira pública e vexatória. É claro o objetivo de constranger e de provocar reação dramática. O registro em vídeo das passagens vexatórias, posteriormente compartilhado em redes sociais, atendia ao propósito de potencializar reações violentas de outros populares contra o Ministro, agredido pelo desempenho das suas atribuições de magistrado, pondo em risco, igualmente, a sua família, captada nas imagens".

Os três foram indiciados pela PF em junho, após uma mudança de posição na corporação – que inicialmente não havia indiciado ninguém, embora concluísse que tenha havido agressão. O episódio de hostilidade teria sido iniciado por Roberto Mantovani, acompanhado da esposa, que teria chamado o ministro de “bandido, comunista e comprado". Mantovani Filho chegou a acertar um golpe no rosto do filho do ministro. Com o impacto, os óculos do rapaz chegaram a cair no chão.

Veja também

Newsletter