Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
BRASIL

PT entra com ação no STF contra Tarcísio e pede investigação por obstrução de justiça

Líder do PT na Câmara diz que governador quer 'facilitar fuga de Bolsonaro'

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas  - Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de São Paulo

O PT, por meio de seu líder na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) em que pede que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), seja investigado por obstrução de Justiça.

Na petição, o deputado diz que Tarcísio procurou ministros do Supremo para que o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está impedido de sair do país, para que ele tivesse autorização de viajar aos Estados Unidos e se encontrar com o presidente americano Donald Trump para negociar um recuo na decisão de sobrexar o comércio brasileiro em 50%.

Bolsonaro é réu no caso da trama golpista, que investiga uma articulação para impedir a concretização do resultado das eleições presidenciais de 2022 e impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Procuradoria-Geral da República aponta que o ex-presidente liderou a articulação e o caso está sob a análise do Supremo. Uma das medidas já tomadas contra Bolsonaro no caso da trama golpista está a apreensão de seu passaporte e a consequente proibição de sair do país.

 

A articulação citada por Lindbergh em que Tarcísio procurou ministros do STF foi revelada pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo. O petista avalia que a movimentação do governador configura obstrução de justiça porque ajudaria em “uma fuga de Bolsonaro”.

“Na prática, Tarcísio não apenas expressou a chantagem — ele teria atuado para materializá-la. Ainda que não tenha formalizado o pedido, o simples contato institucional revela disposição de violar a legalidade, pressionar a Corte Suprema e fragilizar o processo penal em curso. Com isso, parece ter aceitado integrar conscientemente uma engrenagem ilegal, voltada à facilitação da fuga de Jair Bolsonaro e ao esvaziamento da jurisdição penal do Supremo Tribunal Federal”, diz trecho da petição enviada ao STF na noite de sexta-feira.

A ação da trama golpista em julgamento na Corte foi apontada por Trump como uma das razões para impor uma taxa de 50% para produtos importados do Brasil. Em carta endereçada ao governo brasileiro, o presidente dos EUA tratou o julgamento como "caça às bruxas".

A proposta de autorizar Bolsonaro a viajar aos EUA para negociar com Trump já havia sido mencionada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), em declaração no Senado, em discurso no Senado na quinta-feira.

— Se Lula não tem capacidade, poderia pedir ao Alexandre de Moraes (ministro do STF) para devolver o passaporte pro Bolsonaro, que ele vai pra lá e resolve — afirmou Flávio.

Veja também

Newsletter