PT lança site para influenciadores após reunião virtual com dirigentes do partido
Movimento faz parte de estratégia de divulgação da campanha de 'taxação BBB' e de mobilização da base para 2026
O PT lançou um site para o cadastramento de influenciadores alinhados ao governo após um encontro online organizado nesta quarta-feira entre dirigentes de partido e produtores de conteúdo para as redes sociais.
Leia também
• Justiça nega pedido para cancelar contrato de segurança de Erika Hilton por falta de provas
• Dino compara julgamento sobre emendas parlamentares a apocalipse: "Ainda marquei a data"
• Vereador do Novo questiona contratação de segurança por Erika Hilton
A ação fez parte da divulgação da campanha de taxação dos super-ricos, lançada nos perfis do partido na semana passada e focada na tributação de bilionários, bancos e bets. Como mostrou o Globo, a estratégia faz parte da nova aposta de Lula em um novo slogan que trate de "justiça social".
Na nova página lançada pelo partido, que recebeu o nome de "Influenciadores com Lula", são pedidas informações como o nome completo, e-mail, número, cidade e estado de origem, além das redes sociais usadas para a produção de conteúdo.
O usuário pode, em seguida, informar como quer contribuir, assinalando entre as opções de "espalhar conteúdo nas redes", "criar conteúdo", "ser um representante oficial da sua cidade", "organizar eventos locais" e "liderar uma equipe local". Após a inscrição, o usuário é convidado a entrar em um grupo de WhatsApp que, até a publicação desta reportagem, conta com 205 membros.
O site foi lançado durante o encontro virtual entre produtores de conteúdo e integrantes do partido, realizado pelo Zoom nesta quarta-feira. Estiveram presentes o senador e presidente nacional da sigla Humberto Costa, o deputado federal e secretário de comunicação, Jilmar Tatto, o publicitário Otávio Antunes, o advogado Marco Aurélio Carvalho e o presidente da FPA, Paulo Okamotto.
Campanha de "taxação BBB"
Em meio à queda de popularidade, o governo passou a investir desde a semana passada no discurso de que propõe a taxação dos mais ricos e a enfatizar a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil para se reaproximar de sua base histórica. A proposta foi levada ao ambiente digital após os perfis do PT divulgarem um vídeo que ressalta que a gestão Lula propõe a "taxação BBB", em referência a "bilionários, bancos e bets". Uma segunda versão do conteúdo buscou reforçar a ideia de que “os mais pobres carregam o peso dos impostos”.
Um levantamento feito pela consultoria Bites confirma que a guinada retórica atingiu o objetivo e ativou a militância petista nas redes: foram 629 mil menções e mais 6 milhões de interações nas principais plataformas abertas.
Enquanto o próprio Lula publicou cinco vezes nas redes sobre o tema e atraiu 208 mil interações, seus ministros fizeram 25 publicações na mesma linha e somaram 71,3 mil interações. Na segunda-feira, o presidente voltou a explorar o tema em uma cerimônia no Planalto:
— Nós queremos fazer deste país um país justo. E ele começa a ser justo pela tributação e depois pela repartição. É por isso que estamos isentando o imposto de renda até R$ 5 mil e trabalhando para que o gás chegue mais barato à casa das pessoas — disse Lula.

