Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
PRESIDÊNCIA

Saiba quem entrou e quem saiu do "Conselhão" de Lula

Doze membros do grupo renunciaram aos cargos, dois foram dispensados sem justificativa e três postos foram extintos em razão do falecimento dos ocupantes.

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da SilvaO presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Mandel Nhan / AFP

O Conselho do Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecido como "Conselhão", passou por uma reformulação de integrantes.

Conforme decreto publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) da quarta-feira, 26, doze membros do grupo renunciaram aos cargos, dois foram dispensados sem justificativa e três postos foram extintos em razão do falecimento dos ocupantes.

Com a vacância de membros, vinte novos integrantes foram designados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).



O "Conselhão" é um órgão consultivo da Presidência da República, sob o guarda-chuva da Secretaria de Relações Institucionais. Foi criado em 2003, no primeiro mandato de Lula.

Durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o grupo foi abolido. A participação no órgão não é remunerada.

Na versão atual, refundada pelo terceiro governo do petista, o "Conselhão" incorporou a pauta ambiental - o termo "Sustentável" não constava no nome oficial do grupo entre 2003 e 2019 - e foi "turbinado" - o órgão, hoje, reúne mais de 240 integrantes, 140 a mais do que na configuração anterior.

Os postos extintos por falecimento pertenciam à ativista Nalu Faria, ao físico Ennio Candotti e ao empresário Abílio Diniz. Entre as renúncias, figuram os nomes da cardiologista Ludhmila Hajjar e do jurista Floriano de Azevedo Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Quem saiu

Quem entrou

 

Veja também

Newsletter