Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Motociata

Sem ministro de Lula, aliados de Bolsonaro planejam motociata em evento do agronegócio

Carlos Fávaro iria participar da abertura do Agrishow, mas afirmou ter tido o convite retirado após confirmação da ida do ex-presidente; organização da feira nega

Jair Bolsonaro, ex-presidente do BrasilJair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil - Foto: Evaristo Sa / AFP

Após o ministro da Agricultura Carlos Fávaro ter afirmado que foi "desconvidado" da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, o Agrishow, como adiantou o "Valor", apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) planejam uma motociata para receber o ex-presidente na cidade do evento — Ribeirão Preto (SP). O antigo chefe do Executivo participa da abertura da maior feira agrícola da América Latina, nesta segunda-feira.

A recepção organizada por apoiadores deve ocorrer no domingo, data em que o ex-presidente chegará na cidade e um dia antes da abertura oficial. O planejamento é que a primeira motociata após o período eleitoral tenha como ponto inicial a saída do aeroporto de Ribeirão Preto, no início da tarde. Há ainda a possibilidade de ser uma carreata.

O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) tem convocado apoiadores em um vídeo que circula em grupos de WhatsApp bolsonaristas:

"Ele (Bolsonaro) merece todo nosso apoio, credor de toda nossa confiança. E nós vamos lá, no agro do interior paulista, todos conservadores, homens e mulheres de bem, vamos lá prestigiar", diz o ex-ministro do Meio Ambiente.

Nesta quarta-feira, em entrevista à CNN, o ministro do governo Lula (PT) relatou um desconforto que teria ocorrido após a confirmação da presença do ex-presidente na abertura do evento, que teria sido convidado pelo presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto, Paulo Junqueira.

Carlos Fávaro afirma ter sido informado da participação de Bolsonaro, o que poderia causar tumulto ou constrangimento. Diante do impasse, o ministro diz que a organização da Agrishow teria sugerido que ele comparecesse ao segundo dia, quando a Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) se reunirá. Fávaro recusou:

"Sem nenhum rancor, compreendo as entidades. Eu fui desconvidado talvez para evitar algum mal-estar. Foi pedido se não seria melhor eu ir no dia 2. Eu entendi o recado, compreendo. Em outra oportunidade, eu visito o Agrishow com muito carinho. Tudo no seu tempo", afirmou.

Em nota, a direção da Agrishow negou ter desconvidado Fávaro: "Ministro vem realizando um ótimo trabalho com muita competência para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro e sua participação na feira é muito importante para todo o setor", diz trecho.

Ao longo do seu governo, Bolsonaro compareceu as edições da feira agropecuária, sempre na abertura. No ano passado, o então chefe do Executivo entrou no local montado em um cavalo. Em 2019, Bolsonaro esteve presente junto com a então ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Na ocasião, ele foi ovacionado ao usar o evento como palanque político e anunciar a suplementação de recursos para o crédito agrícola na safra vigente. Em 2020 e 2021, o evento não ocorreu devido à pandemia da Covid-19.

Veja também

Newsletter