Como ter um cérebro saudável?
É importante estimular o cérebro de formas diferentes
Todo mundo quer envelhecer de maneira lúcida, independente, realizando suas atividades, com saúde. Para isso, é preciso ter um cérebro saudável. Como podemos conseguir isso?
O neurocirurgião João Gabriel Ribeiro Gomes, em entrevista ao âncora da Rádio Folha 96,7 FM, Jota Batista, respondeu:
“Uma dieta que seja a mais natural possível, rica em frutas, verduras, vegetais: o que a gente chama de comer “comida de verdade". Evitar industrializados, fastfood. Fazer exercícios físicos é de extrema importância para o cérebro. Se manter conectado com outras pessoas. Evitar consumo de álcool e tabaco. Todo esse conjunto de fatores faz com que nós envelheçamos de maneira saudável”, afirmou.
Ainda segundo o profissional, é importante que se estimule o cérebro de várias maneiras diferentes.
Neurocirurgião João Gabriel Ribeiro Gomes“Em termos de exercícios mentais, quanto mais você conseguir estimular de forma diferente seu cérebro, melhor. O cérebro se adapta muito fácil às tarefas e o importante é que a gente o tire dessa adaptação. Jogar xadrez, por exemplo, é um excelente modo de estimular o cérebro, porém, para aquela pessoa que joga xadrez o dia inteiro, o cérebro começa a se habituar e deixa de ter alguns tipos de desafio. Então, faça palavras cruzadas, jogue jogos de tabuleiro, leia, veja filmes, cozinhe”, declarou o médico.
O estresse é um fator prejudicial para o cérebro e o neurocirurgião destacou esse fato durante a entrevista.
“É difícil conseguir controlar isso, uma vez que a vida da gente atualmente é bastante estressante em tudo, mas, sempre que possível, fazer meditações, ter tempo de relaxamento, é extremamente importante”, orientou.
Essa entrevista é do quadro Canal Saúde desta quinta-feira (18), você a acessa na íntegra através do link abaixo.

