Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
PODCAST

Método do Koar foi tema do Conexão Café desta semana

O barista Alan Cavalcanti conversa com

Método Koar foi criado por pernambucanosMétodo Koar foi criado por pernambucanos - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O café coado surgiu por volta de 1780, na França com filtros de algodão e linho, mas os sabores eram marcados pelos tecidos. Então em 1908, Melitta Bentz, uma dona de casa Alemã, decidiu ousar em um experimento e conseguiu ser a dona do primeiro registro de um café coado saboroso, usando um bule de latão e um papel mata borrão como filtro no preparo. E foi sobre a experiência do koar (método brasileiro de extração do café) que o barista Alan Cavalcanti conversou com Juscelino Bourbon, sócio da ‘Koar Café’, no Programa Conexão Café desta semana. 
 
“Aqui no Brasil o café era feito inicialmente de duas maneiras, o tradicional café de marinheiro, e depois se passou a popularizar o café coado, que era preparado com pano. Quando a alemã Melitta descobriu o papel filtro foi que aconteceu no mundo a grande explosão de processos e produtos na extração do coado”, disse Bourbon. Após décadas, o Brasil desenvolveu um método próprio de extração de café, o koar. “A história começou com o nosso sócio Fernando Sá, ele gostava muito do método chamado Kalita, onde o papel filtro tinha umas pequenas ondas, porém este papel era muito difícil de ser encontrado no país. Foi então que ele desenvolveu um coador que podia receber qualquer tipo de filtro, onde as ondas eram no próprio corpo do recipiente”, Revelou Juscelino Bourbon.
 
No decorrer do programa, os especialistas em café ainda conversaram sobre a produção cafeeira em pernambuco, detalhes do sucesso do método koar, criação de novos métodos e outras curiosidades. e você pode conferir a entrevista completa no podcast Conexão Café, ouça no player abaixo.
 
O programa Conexão Café vai ao ar todas as quintas-feiras às 13h, trazendo diversas curiosidades e novidades do universo cafeeiro. As entrevistas vão ao ar pelo dial da Rádio Folha 96,7 FM, pelo canal do YouTube da emissora e Facebook da Folha de Pernambuco. Todos os episódios até então veiculados podem ser ouvidos a qualquer momento pelo podcast Conexão Café no Spotify, Deezer e SoundCloud. 

 

Veja também

Newsletter