Seg, 22 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
MUSICOTERAPIA

Musicoterapia: a cura pelas notas musicais

A musicoterapia é uma forma de terapia que utiliza a música como principal meio de comunicação e expressão emocional, promovendo o bem-estar físico, emocional, mental e social.

Foto: freepik.com

A musicoterapia tem mostrado ser uma ferramenta eficaz em várias áreas da saúde e do bem-estar, proporcionando benefícios físicos, emocionais e sociais significativos. A sua aplicação é vasta, indo desde o tratamento de condições de saúde mental até a reabilitação física, mostrando que a música realmente tem o poder de curar e transformar vidas.
Como a terapia baseada na música é uma prática extremamente antiga, podem-se encontrar na literatura algumas diferenças nas definições, mas musicoterapia é essencialmente um tratamento que utiliza elementos musicais para sua execução. Estes elementos são melodia, harmonia e ritmo. Para além dos tratamentos de saúde, a musicoterapia pode ser utilizada em outras áreas, como a educação, por exemplo, facilitando a comunicação e a aprendizagem.


A musicoterapia é uma abordagem versátil e adaptável, que utiliza a música de diversas maneiras para promover a saúde e o bem-estar. Seja através da criação, escuta ou movimento, a música tem o poder de conectar, curar e transformar vidas.

Os benefícios estão relacionados à multiplicidade de áreas atingidas pela música em termos emocionais e neurobiológicos. Uma música pode atingir um conjunto de centros cerebrais que comumente não seriam estimulados conjuntamente, por isso são muitos benefícios relacionados à estimulação da memória, atenção, sequenciamento de tarefas, planejamento que vai do planejamento mental ao planejamento motor, além de reforçar o engajamento afetivo, trazendo motivação para as pessoas envolvidas. 

Para falar mais sobre a musicoterapia, Patrícia Breda, âncora da Rádio Folha 96,7 FM, conversou no Canal Saúde com a terapeuta ocupacional, Cláudia Oliveira,  que explicou sobre o como se aplica a musicoterapia.

Terapeuta ocupacional, Cláudia Oliveira. Foto: Divulgação

 

 

“A musicoterapia é um tratamento através de elementos da composição do som que são a melodia a harmonia e o ritmo então o musicoterapeuta ele estuda o efeito dessa composição musical no organismo fisiologicamente e neurologicamente para atingir certos objetivos…”


A especialista também explicou como começou o tratamento com música e sua importância nos tratamentos atualmente 


“O início dos tratamentos com música se iniciaram com a saúde mental, os primeiros estudos vieram através da observação de que certas músicas e certos estilos musicais em determinada frequência deixavam as pessoas antigamente nos hospitais psiquiátricos mais tranquilas, isso melhorava a qualidade do sono, trazia mais foco, dava mais atenção para as pessoas.”

 

Ela esclareceu que a partir daí começou a se fazer tratamento terapêutico com os pacientes. “

 

“E aí hoje a gente pode sim fazer o tratamento de pessoas que já estão com uma crise instalada, uma crise de depressão ou de ansiedade, por exemplo. Pessoas que já estão no processo de adoecimento se beneficiam da musicoterapia como também o que eu acho que é fundamental é o caráter preventivo, porque participar também de processos de musicoterapia pode prevenir um adoecimento mais intenso.”


Ficou interessado na musicoterapia? Acompanhe o podcast completando acessando o link abaixo.

https://open.spotify.com/episode/0LLHLnpzuwJxBzlIeDBibP?si=Bsq2-goZS2i7DZ6FJhQ8_A&nd=1&dlsi=92ead2f4c9244d38

Veja também

Newsletter