Os perigos da trombose
Se não tratada, a doença pode levar à morte
Creio que você fica muito tempo sentado sem movimentar as pernas no trabalho, e esse hábito pode fazer você desenvolver uma trombose. Mas, o que é essa doença, suas causas? Como prevenir, tratar?
Antes de tudo temos que entender que a trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região.
A doença ocorre, geralmente, após cirurgia, corte ou falta de movimento por muito tempo, sendo mais frequente após procedimentos cirúrgicos ortopédicos, oncológicos e ginecológicos. Apesar de ser um problema que geralmente afeta mais mulheres, homens também podem ter trombose. Em números, quando é avaliada apenas a faixa entre 20 a 40 anos, a incidência de trombose é um pouco maior nas mulheres pela maior exposição a fatores de risco, como anticoncepcionais e gestações.
A doença também pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como dor, Inchaço, aumento da temperatura nas pernas, coloração vermelho-escura ou arroxeada e endurecimento da pele que se não forem tratados, podem evoluir para algumas complicações, como a embolia, e provocar, inclusive a morte. Por isso, assim que surgirem os primeiros sintomas, procure imediatamente um médico.
Para mais detalhes como o tratamento e prevenção, acompanhe a entrevista dessa terça-feira do Canal saúde da Rádio Folha 96,7 FM, com o o cirurgião vascular e endovascular, Bruno Canto.

