Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
CANAL SAÚDE

Os riscos da gravidez na adolescência

O ginecologista Elias Melo orientou sobre o tema no Canal Saúde desta sexta-feira (27)

Foto: Pexels

A gestação é um momento em que o corpo da mulher passa por muitas transformações, porém, a depender da idade dessa mãe, a gravidez pode conter alguns riscos. Isso porque na gestação precoce existe o perigo de doenças hipertensivas. Para falar sobre o assunto, Jota Batista conversou com o ginecologista Elias Melo, especialista em parto de alto risco, no Canal Saúde desta sexta-feira (27), veiculado pela Rádio Folha FM 96,7.


O profissional iniciou a entrevista falando sobre a idade ideal para a gravidez.


 A verdade é que uma mulher de 16 anos não está inteiramente preparada ainda para engravidar. Do ponto de vista epidemiológico, o risco só começa a desaparecer a partir dos 21 anos”, afirmou.


O médico explicou, ainda, o porquê a gravidez abaixo dos 15 anos é considerada perigosa.


O maior risco é a gravidez abaixo de 15 anos, porque são organismos ainda mais incipientes que não desenvolveram toda a sua potencialidade. Não só a potencialidade física, no sentido de estrutura óssea, mas também a capacidade intelectual de assimilar a grande responsabilidade que é ser mãe. Ninguém tem noção do que é isso até começar a vivenciar o fato”, disse o ginecologista.

Ginecologista Elias Melo


Elias Melo também abordou o lado social atrelado a uma gravidez precoce.


Para além da questão médica, há a questão socioeconômica de pessoas que entram na maternidade precocemente e têm uma restrição de direitos; de pertencer a uma escola, de se inserir no mercado de trabalho”, concluiu.


Você acessa a entrevista na íntegra clicando no player abaixo ou no seu agregador de podcast preferido.
 

 

Veja também

Newsletter