Qui, 18 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Consumo

Botany, o gin #madeinpernambuco

Destilado fabricado no Recife já conquistou 19 premiações mundiais

Botany é gin produzido no Recife com paixão pernambucana e expertise italianaBotany é gin produzido no Recife com paixão pernambucana e expertise italiana - Foto: Divulgação

Leia também

• Saiba como harmonizar cerveja com as ceias de fim de ano

• Dadá: vinho 'disruptivo' e fácil de beber desembarca no Brasil

Não é de hoje que o gin tem ocupado cada vez mais copos e taças no Brasil. A "descoberta" do destilado conhecido pela sua potência aromática se deve a uma série de fatores, mas o posicionamento agressivo das grandes marcas gringas impulsionou a ampliação do consumo e, consequentemente, o interesse dos brasileiros pela bebida. 

Os jovens, abaixo de 30 anos, aliás, viraram um dos principais alvos - desmistificando (ou uma tentativa de quebrar a fama de alcóolico para bebedores experientes e mais velhos).

Com esse acordar do mercado interno para o gin, produções brasileiras começaram então a surgir destacando o fator "terroir" brasuca dos destilados nacionais. 
Muita coisa fica no eixo Sudeste/Sul, mas uma destilaria em especial tem desenvolvido um trabalho de excelência nessa seara e, não, ela não fica no Rio ou São Paulo. Ela fica em Pernambuco, num dos pontos mais movimentados da Zona Sul do Recife. 

#MADEINPERNAMBUCO
A Botany Distillery, que assina o Botany Gin - produzido em três variações gustativas -, já conquistou 19 medalhas nas principais competições do setor na Europa e nos Estados Unidos, em testes cegos promovidos pelos maiores especialistas no destilado

O sucesso nas avaliações traduz a paixão dos empresários pernambucanos, e produtores do Botany, pelo destilado de origem holandesa. Durval Bacelar e Gabriel Bacelar Neto são colecionadores de gin e profundos admiradores da bebida, tendo buscado referências em várias partes do mundo. Ainda no time da Botany Distillery o experiente embaixador da marca, Ricardo Jaegger, à frente da promoção missão de conquistar mercado e ações de marketing. 

A Família Bacelar, inclusive, apesar de ter na construção civil seu negócio principal, já administra três restaurantes de grande sucesso no Recife: os franco-italianos Le Chef Bistrô e Le Petit Bistrô, e o oriental Tetsu

“Fizemos questão de valorizar nossas raízes. Também utilizamos no blend folhas da pitangueira, uma planta muito encontrada no Nordeste brasileiro, que exala um aroma característico”, revela Durval, diretor da Botany Distillery. 

Elementos cítricos como a laranja baiana e o limão siciliano também fazem parte da composição, proporcionando uma refrescância extremamente equilibrada, além de um leve toque de pimenta rosa e jamaicana - uma fórmula exclusiva com o match perfeito entre os sabores e aromas encontrados no gin. 

Botany destilariaDestilaria fica no Pina, na Zona Sul do Recife (Vanessa Lins/Cortesia)


O expert e o blend secreto
Durval e Gabriel Bacelar buscaram a expertise do italiano W. Stocco, que preparou um blend com ingredientes de altíssima qualidade, composto por botânicos clássicos dos gins ingleses (os mais tradicionais), como zimbro e cardamomo, e ingredientes brasileiros, como castanha do Brasil, por exemplo. 

Um gin para cada momento
O Botany é desenvolvido em três estilos, digamos, um para cada ocasião de consumo. O Botany London Dry remete ao estilo tradicional da bebida, que prioriza equilíbrio aromático dos botânicos

Já o Botany OldTom é uma versão exclusiva da marca, feita com 12 botânicos clássicos e exóticos, enquanto o Botany Signature é um gin especial, elaborado os melhores botânicos e cítricos frescos. É o mais elegante da linha. Com uma pegada mais fresh, portanto, tropical, o Botany Blood Orange se destaca pelo sabor de toranja e aroma cítrico levinho.

Premiações pelo mundo
A Botany Distillery foi a primeira destilaria do Norte/Nordeste brasileiro a ser premiada em Londres (UK). Seus rótulos já colecionam 19 medalhas ao redor do mundo: 

Medalhas de Ouro
Frankfurt International Trophy – Best Spirit in Competition
San Francisco World Spirit Competition – Double Gold* – Old Tom
San Francisco World Spirit Competition – Double Gold* – Old Tom
San Francisco World Spirit Competition – London Dry Gin
SIP Awards International Spirits Competition (USA) – Old Style Gin
SIP Awards International Spirits Competition (USA) – Series Bottle Design
SIP Awards International Spirits Competition (USA) –  London Dry Gin
New York International Spirits Competition 2021 – Melhor Produtor Brasileiro do Ano
The Gin Masters (London) –  London Dry Gin
Concurso Vinhos e Destilados do Brasil – London Dry Gin
Concurso Vinhos e Destilados do Brasil – Orange Gin

Medalhas de Prata
London Spirits 2021 – London Dry Gin
London Spirits 2021 – Old Tom
London Spirits 2021 – London
New York International Spirits Competition 2021 – Old Tom
International Wine & Spirit Competition (London) – London Dry Gin
US Spirits Ratings – Old Tom
US Spirits Ratings – London Dry Gin

Medalha de Bronze
New York International Spirits Competition 2021 - London Dry Gin

Consumo de gin dispara no Brasil
De acordo com dados do instituto Nielsen, do início de 2020 até 31 de maio, a venda de bebidas aumentou 6,2% no setor de varejo - supermercado, hipermercado, lojas de proximidade, atacarejos e farmácias. O mesmo levantamento constatou ainda que no mesmo período, a comercialização de gin saltou em 114,8%. E mais um detalhe curioso: o drinque gin tônica foi o destaque absoluto dos períodos de lock down e isolamentos por causa da pandemia de Covid-19. Mesmo com bares e restaurantes fechados, os brasileiros começaram a fazer seus pr´prios coquetéis em casa. E assim seguem. Bebendo gin tônica em casa e fora do lar. 

 

Veja também

Newsletter