Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Aposentadoria de Carlos Porto abre vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado

O nome mais cotado para substituí-lo é o do advogado Eduardo Porto

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia anúncio de aposentadoria de Carlos PortoPresidente da Assembleia Legislativa prestigia anúncio de aposentadoria de Carlos Porto - Foto| Divulgação

Uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) foi aberta oficialmente na Assembleia Legislativa, ontem, após o conselheiro Carlos Porto antecipar o anúncio da sua aposentadoria na Corte de Contas. O nome mais cotado para substituí-lo é o do advogado Eduardo Porto, seu filho, e também sobrinho do presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB).

Com a antecipação da aposentadoria, Carlos Porto aproveita a fase positiva do deputado Álvaro Porto na condução do Poder Legislativo, em que ele demonstra força política e aprovação dos pares pela capacidade de diálogo. Na última sexta-feira (28), inclusive, 29 dos 49 legisladores estaduais prestigiaram um almoço em sua casa, no município de Canhotinho, no Agreste. Lá, o apoio ao nome de Eduardo Porto para conselheiro praticamente foi selado e deve ser aprovado em plenário com folga.

Voto secreto e maioria simples

A partir da publicação do pedido de aposentadoria, no Diario Oficial de hoje, os candidatos podem se inscrever para disputar o cargo em até cinco dias úteis - prazo que se estende até a próxima semana - se tiverem pelo menos 10 assinaturas de apoio. Após a publicação, os nomes passarão pela Comissão de Justiça da Alepe e, no próximo dia 16, vão para votação no plenário por voto secreto. O escolhido precisa ter o voto da maioria simples da Casa, no mínimo 25 votos.  

Disputa acirrada

Diferentemente da postulação consensual de Eduardo Porto, a segunda vaga prevista para ser aberta para o Conselho do TCE, com aposentadoria de Teresa Duere, até 12 de julho, tem disputa acirrada. Nos bastidores, três deputados de diferentes partidos disseram à Folha que Teresa vai anunciar a aposentadoria mais à frente.  A espera seria uma forma de dar mais tempo para a governadora Raquel Lyra (PSDB) fortalecer o nome de Débora Almeida (PSDB) para o cargo. Débora está em silêncio, esperando a poeira baixar na Casa, após Raquel abrir arestas com os deputados por falta de diálogo.

A vaga de Teresa Duere é cobiçada ainda pelo ex-deputado Tony Gel (MDB), os deputados estaduais Joaquim Lira (PV), Kaio Maniçoba (PP), Rodrigo Novaes (PSB) e Francismar Pontes (PSB) e o deputado federal Guilherme Uchôa Júnior (PSB). Rodrigo Novaes era o nome preferido, mas estaria encontrando algumas resistências.  O anúncio da aposentadoria de Carlos Porto do TCE foi feito em sessão da Corte, ontem, e foi marcado pela emoção do conselheiro. A despedida foi prestigiada por tanto por Álvaro Porto, quanto pelo advogado Eduardo Porto. Na ocasião, os conselheiros da Corte aprovaram, por unanimidade, a concessão da Medalha Nilo Coelho a Carlos Porto.

Veja também

Newsletter