Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Camilo Santana recebe título de Doutor Honoris Causa da Unicap nesta sexta (19)

Honraria reconhece trajetória do ministro e sua contribuição para a educação pública no Brasil

Sessão Solene de outorga do título de Doutor Honoris Causa a Camilo Santana, Ministro da EducaçãoSessão Solene de outorga do título de Doutor Honoris Causa a Camilo Santana, Ministro da Educação - Foto: Vinicius Lins/Folha de Pernambuco

O ministro da Educação, Camilo Santana, recebeu na tarde desta sexta-feira (19) o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em solenidade realizada no Centro do Recife.

A honraria tem objetivo de reconhecer a trajetória pública e a contribuição do ministro para o fortalecimento das políticas educacionais no país, bem como seu compromisso com a educação pública gratuita, de qualidade e com equidade.

Durante a cerimônia, o ministro foi conduzido à mesa de honra por coordenadores de cursos da universidade, representando diferentes áreas do conhecimento. Em discurso, ele destacou o significado da homenagem.

“Recebo, com profunda honra e sincera gratidão, o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Católica de Pernambuco, uma instituição que, há mais de sete décadas, se dedica à formação integral da pessoa humana, orientada por valores éticos, humanistas e cristãos, profundamente comprometida com a transformação social”, ressaltou.

Na quarta-feira (18), a Unicap também concedeu o título de Doutor Honoris Causa à ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Para o reitor da universidade, Pedro Rubens, as homenagens simbolizam o papel estratégico das duas pastas para o desenvolvimento do país.

“É realmente uma imensa honra encerrar o ano letivo concedendo o maior título que uma universidade pode outorgar, e não poderia ser mais expressivo concedê-los a Camilo e Luciana, que apoiam, participam e reforçam o projeto político liderado pelo presidente Lula. O Ministério da Educação e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação são indispensáveis para cumprirmos a missão de articular ensino, pesquisa, extensão e inovação”, declarou.

O panegírico em homenagem a Camilo Santana foi proferido pelo pró-reitor de Graduação da Unicap, Degislando Nóbrega.

Em seguida, ocorreu o momento solene da vestimenta da samarra, símbolo da outorga do título de Doutor Honoris Causa.

A mesa de honra reuniu autoridades acadêmicas, representantes do poder público, pró-reitores da universidade, além de parlamentares e autoridades estaduais e municipais.

O título de Doutor Honoris Causa é a mais alta distinção concedida por uma instituição universitária e é destinado a personalidades que se destacam por relevantes contribuições à sociedade, à ciência, à cultura ou à educação.
 

*Com informações da assessoria de imprensa

Veja também

Newsletter