Camilo Santana recebe título de Doutor Honoris Causa da Unicap nesta sexta (19)
Honraria reconhece trajetória do ministro e sua contribuição para a educação pública no Brasil
O ministro da Educação, Camilo Santana, recebeu na tarde desta sexta-feira (19) o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em solenidade realizada no Centro do Recife.
A honraria tem objetivo de reconhecer a trajetória pública e a contribuição do ministro para o fortalecimento das políticas educacionais no país, bem como seu compromisso com a educação pública gratuita, de qualidade e com equidade.
Durante a cerimônia, o ministro foi conduzido à mesa de honra por coordenadores de cursos da universidade, representando diferentes áreas do conhecimento. Em discurso, ele destacou o significado da homenagem.
“Recebo, com profunda honra e sincera gratidão, o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Católica de Pernambuco, uma instituição que, há mais de sete décadas, se dedica à formação integral da pessoa humana, orientada por valores éticos, humanistas e cristãos, profundamente comprometida com a transformação social”, ressaltou.
Na quarta-feira (18), a Unicap também concedeu o título de Doutor Honoris Causa à ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Para o reitor da universidade, Pedro Rubens, as homenagens simbolizam o papel estratégico das duas pastas para o desenvolvimento do país.
Leia Também
• Luciana Santos recebe título de Doutora Honoris Causa pela Unicap
• Unicap concede título de Doutor Honoris Causa a José Paulo Cavalcanti
“É realmente uma imensa honra encerrar o ano letivo concedendo o maior título que uma universidade pode outorgar, e não poderia ser mais expressivo concedê-los a Camilo e Luciana, que apoiam, participam e reforçam o projeto político liderado pelo presidente Lula. O Ministério da Educação e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação são indispensáveis para cumprirmos a missão de articular ensino, pesquisa, extensão e inovação”, declarou.
O panegírico em homenagem a Camilo Santana foi proferido pelo pró-reitor de Graduação da Unicap, Degislando Nóbrega.
Em seguida, ocorreu o momento solene da vestimenta da samarra, símbolo da outorga do título de Doutor Honoris Causa.
A mesa de honra reuniu autoridades acadêmicas, representantes do poder público, pró-reitores da universidade, além de parlamentares e autoridades estaduais e municipais.
O título de Doutor Honoris Causa é a mais alta distinção concedida por uma instituição universitária e é destinado a personalidades que se destacam por relevantes contribuições à sociedade, à ciência, à cultura ou à educação.
*Com informações da assessoria de imprensa



