Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Caravana da biometria passa em Camaragibe

Desde janeiro,o TRE já fez o recadastramento de 27,95% do eleitorado do município da RMRDesde janeiro,o TRE já fez o recadastramento de 27,95% do eleitorado do município da RMR - Ascom/IFPE
Anderson Bandeira

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) iniciou, nesta segunda-feira (17), mais uma fase do processo de recadastramento biométrico no Estado visando as eleições do próximo ano. Na ocasião, as Zonas Eleitorais (ZE) 127ª e 138ª de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, foram o alvo da Caravana da biometria. A cidade tem 121.608 mil eleitores, sendo que 34.042 mil já foram legalizados, o que equivale a 27,95% do eleitorado da região. O início do recadastramento no município se deu em janeiro, com cerca de três mil atendimentos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade e no cartório eleitoral.

Nesta terça-feira (18), a caravana estará em São Lourenço da Mata, na ZE 13ª, e na próxima sexta-feira no Cabo de Santo Agostinho, nas ZEs 127ª e 138ª. Em São Lourenço da Mata, a expectativa é de cadastrar 79.339 mil eleitores, enquanto que no Cabo é de 162.214 mil. De acordo com a organização do mutirão, em São Lourenço, serão disponibilizadas mais 2,5 mil vagas este mes e no Cabo, um dos maiores colégios eleitorais, quatro mil vagas/dia.

Dobro
Até o final de julho, o TRE dobrará a quantidade de vagas por semana saltando para 6 mil/dia. De acordo com o TRE, algumas observações são imprescindíveis para quem for fazer o recadastramento como portar comprovante de residência e documento oficial com foto, como RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho, Certidão de Reservista. “Os mesários dos municípios não precisam agendar, serão atendidos por ordem de chegada”, alertou o presidente de comissão de biometria, Eduardo Lucas.

A caravana tem como foco visitar os locais de atendimento e verificar as dificuldades e necessidades do serviço. Aos eleitores que quiserem se recadastrar, o Tribunal orienta a fazer agendamento no site www.tre-pe.jus.br.

O não recadastramento biométrico acarretará no cancelamento do titulo, restrição do CPF, veto a programas sociais, impedimento de matricula em instituições de ensino publico, assumir cargos e tirar passaporte.

35 cidades

Além dos três municípios, outras 35 cidades estão passando pelo procedimento. São elas: Agrestina, Barra de Guabiraba, Belém de São Francisco, Bodocó, Buenos Aires, Calçado, Calumbi, Carpina, Casinhas, Chã de Alegria, Cortês, Exu, Flores, Frei Miguelinho, Gameleira, Granito, Itacuruba, Lagoa do Carro, Machados, Mirandiba, Pombos, Riacho das Almas, Ribeirão, Sairé, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, Surubim, Tracunhaém, Triunfo, Tuparetama, Verdejante, Vertente do Lério e Xexéu. Com plano de tornar o Estado 100% biométrico, o Tribunal também vem inaugurando postos de recadastramento pelo interior de Pernambuco.

Veja também

Newsletter