Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Classe política de Pernambuco homenageia Armando Monteiro Filho em solenidade na Alepe

Centenário do ex-ministro, ex-deputado e empresário falecido em 2018 foi lembrado no evento

Sessão solene da Alepe pelo centenerário de Armando Monteiro FilhoSessão solene da Alepe pelo centenerário de Armando Monteiro Filho - Paulo Almeida/Folha de Pernambuco

A sessão solene em homenagem aos cem anos de nascimento de Armando Monteiro Filho, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), foi prestigiada por diversas autoridades do universo político e empresarial. O ex-ministro da Agricultura, que faleceu em 2018, foi elogiado por sua conduta em todas as áreas que atuou, desde a carreira como empresário de sucesso, passando pela política, e no âmbito pessoal familiar. 

Não foi diferente na fala do ministro dos Portos e Aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho (Republicanos), que compôs a mesa da cerimônia. Ele ressaltou o altruísmo de Armando Filho no trabalho por Pernambuco.  

“Armando Monteiro Filho era uma referência de Pernambuco e do Brasil. Um homem sério, cordato, gentil, com espírito público que sempre colocou os interesses de Pernambuco acima de tudo. Alguém que tinha uma compreensão da importância do desenvolvimento econômico, mas ao mesmo tempo com olhar social.  Armando até hoje deixa muita saudade no coração de todos nós”, enfatizou.

Também presente no evento, a vice-governadora Priscila Krause (PSD) representou a governadora Raquel Lyra (PSD). Ela lembrou os encontros com Armando Filho, destacando sua gentileza e o espírito público.

“Ele é uma das maiores referências políticas não só de Pernambuco, mas do país. Sempre levou a sua vida colocando o espírito público e o interesse coletivo acima de qualquer coisa, inclusive dos próprios interesses empresariais. Doutor Armando foi somando pessoas, conquistando o respeito, mas não só o respeito, a admiração e o carinho de muita gente. Armando Filho faz muita falta à política brasileira. Ele faz muita falta, mas o exemplo e o legado dele ficaram para as gerações atuais e para as que virão também”, declarou a gestora.

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), também marcou presença no evento e destacou a atuação de Armando Filho na defesa da democracia durante a ditadura militar. O gestor falou, ainda, sobre a falta que considera que Armando Filho faz aos tempos atuais de polarização política.

“Fiz questão de estar presente aqui para fazer uma referência à memória de Armando Monteiro Filho que completaria 100 anos pela sua trajetória empreendedora, empresarial, enquanto político, alguém que inclusive teve uma posição contrária à ditadura militar no Brasil e tem uma trajetória de vida que as futuras gerações precisam conhecer e lembrar. Principalmente em tempos tão adversos da política, com tanta agressão, polarização, onde a civilidade dá espaço à barbárie, a gente poder lembrar pessoas da altura do doutor Armando Monteiro Filho, que sempre foram muito civilizadas, corretas, coerentes e principalmente respeitosas. Fiz questão de estar aqui presente em nome do povo do Recife para fazer uma homenagem à memória de Armando Monteiro Filho”, pontuou o prefeito. 

O vice-prefeito, Victor Marques (PCdoB), elogiou a gentileza e educação. Lembrando o apelido de “doutor Armandinho”, ele afirmou que o homenageado é uma referência para as próximas gerações.

“Essa é uma justa homenagem, logo no ano que ele faria 100 anos. E aí a gente sabe que num momento como esse, tanta polarização e Armandinho, como era assim chamado, é uma referência de gentileza, gentileza de educação, uma referência para as próximas e futuras gerações. A gente marca a presença hoje, parabeniza a família, acredita que é uma justa homenagem”, disse.

O senador Fernando Dueire (MDB) também esteve entre os importantes líderes políticos do estado que prestigiaram o evento. Dueire chamou a atenção para a humanidade de Armando Filho, mesmo nas atividades empresariais.

“Ele era uma pessoa que tinha a capacidade de empreender e, ao mesmo tempo, tinha um olhar social muito grande. Ele é um exemplo. E nós, da nossa geração, precisamos cultuar exemplos. E ele ocultou o exemplo dele de uma maneira muito preciosa. E guardo dele grandes lembranças e bons ensinamentos”, salientou.

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), fez questão de abrir a sessão solene. Para ele, a Assembleia prestou uma justa homenagem a alguém que ajudou o estado.

“É uma homenagem muito importante ao doutor Armando Monteiro, que foi ministro da Agricultura, foi deputado, empresário consolidado aqui em Pernambuco, que ajudou o Estado, ajudou o país. Então acho que é uma justa homenagem aqui da Assembleia Legislativa”, declarou o presidente do Legislativo.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, enfatizou a contribuição de Armando Filho para o empresariado pernambucano.

“Todas as homenagens ainda serão poucas. O doutor Armandinho liderou um processo de botar a presença do setor empresarial junto ao poder público para construir coisas grandes em prol de Pernambuco. Eu acho que esse reconhecimento é justo, mas todo reconhecimento que vier ainda será pouco, porque ele liderou toda uma geração de líderes empresariais que chegam próximos, participam da política construindo coisas melhores para Pernambuco”, sublinhou. 

Já o secretário de Agricultura de Pernambuco, Cícero Moraes, afirmou que o ex-ministro orgulha os pernambucanos.

"Foi um importante interlocutor do estado de Pernambuco. O seu exemplo, o seu legado deva sempre permanecer no estado de Pernambuco. É um orgulho a todos os pernambucanos de, neste momento, estar comemorando, estar fazendo uma justa homenagem pelo centenário do ex-ministro Armando Monteiro Filho"

A filha primogênita de Armando Filho, Letícia Monteiro, afirmou que o ex-ministro deixou marcas de humanidade em todas áreas que atuou.
"Ele deixou marcas em todas as áreas que atuou, na área empresarial, na área política e, sobretudo, nas qualidades humanas que ele tinha. Esse é o maior diferencial. E cada um de nós, se você tem uma história dele para contar, tem uma lembrança boa, e a gente guarda isso como o maior patrimônio que a gente tem para a vida toda, os filhos, os netos, os bisnetos", disse.

Lembrando a generosidade do avô, o diretor do Grupo EQM, Leonardo Monteiro, afirmou que as futuras gerações devem carregar o legado de Armando Filho.

“Um homem à frente do seu tempo, em todos os âmbitos. no âmbito político, no âmbito empresarial, no âmbito humano. Meu avô era um homem extremamente atual, um verdadeiro visionário. Nós, eu sou o neto mais novo do meu avô, muito me orgulha fazer parte dessa família. E ao mesmo tempo eu carrego uma imensa responsabilidade. Hoje, como neto, eu carrego uma imensa saudade. E eu espero que as futuras gerações carreguem esse legado dele, que para mim o mais bonito de todos é a generosidade que ele sempre teve em tudo que ele fez na vida dele”, disse emocionado. 

Ao falar do sogro, Cláudia Monteiro, esposa do presidente do Grupo EQM e fundador da Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro, sublinhou a visão de Armando Filho para o social e afirmou que ele vai permanecer vivo na lembrança das pessoas.

“É uma mistura de muita alegria e saudade. Doutor Armando realmente era um homem público, acreditava no trabalho social, na política como uma maneira de fazer a igualdade, a melhoria da vida das pessoas. Eu acho que o doutor Armando realmente é daqueles homens que não vão morrer, porque ele era muito presente na vida de Pernambuco, na vida da família. E eu me sinto muito feliz de fazer parte dessa família e estar aqui, vendo ele ser homenageado, mesmo depois de morto, com esse centenário. Ele merece. Onde ele estiver, ele está muito feliz”, enfatizou.

 

Veja também

Newsletter