Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Com presença da governadora, Alepe dá início ao ano legislativo

Sessão teve discursos de Álvaro Porto, Diogo Moraes, Joãozinho Tenório e Raquel Lyra

Deputado Alvaro Porto e Governadora Raquel LyraDeputado Alvaro Porto e Governadora Raquel Lyra - Rafael Melo/Folha de Pernambuco

Leia Também

• Alcides Cardoso assume cargo na Casa Civil e agradece a Raquel Lyra pela nomeação

• Prefeito de Buenos Aires se reúne com Raquel Lyra para discutir investimentos

• Presidente do PT defende debate sobre apoio do partido a Raquel Lyra

O ano legislativo de 2025 foi oficialmente aberto na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta segunda-feira (3). Com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB), a reunião de instalação contou com discursos do presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB); do líder da oposição, Diogo Moraes (PSB); do vice-líder do governo, Joãozinho Tenório (PRD), que representou o líder Izaías Régis (PSDB), ausente devido ao falecimento de um amigo; e da própria governadora.

Antes dos pronunciamentos, os deputados eleitos para a Mesa Diretora do biênio 2025-2027 foram chamados para assinar o livro de posse. Em seguida, Álvaro Porto destacou a importância da independência do Legislativo.

"Reafirmo meu compromisso inabalável na defesa da independência da Casa de Joaquim Nabuco. E mais que isso, para que a atividade parlamentar seja exercida em toda a sua plenitude", declarou Porto.

O líder da oposição, Diogo Moraes, criticou a gestão de Raquel Lyra, apontando que "a população segue refém da violência" e que "até agora não houve licitação para compra de merenda escolar".

Moraes também cobrou o pagamento integral das emendas parlamentares impositivas, que não foram totalmente quitadas, e criticou a falta de diálogo do governo com a Alepe.

"Diálogo institucional com a Assembleia Legislativa não é favor, é um dever democrático", disse. O governo tem até a próxima quinta-feira (6) para responder ao pedido de informações feito pela Casa sobre o pagamento das emendas.

Já o vice-líder do governo, Joãozinho Tenório, elogiou a gestão estadual, destacando avanços nas áreas de educação, saúde e segurança.

"É com união e parceria que iremos preservar tudo aquilo que já foi conquistado e avançar nos projetos prioritários para todos os pernambucanos. Este será um ano de muito trabalho, mas, sem dúvida, de muitas conquistas", afirmou.

No discurso de Raquel Lyra, as emendas parlamentares não foram mencionadas. A governadora preferiu fazer um balanço da gestão e ressaltar a parceria com a Alepe.

"Não há solução fácil para problema difícil, e também não se faz nada sozinho", declarou, agradecendo aos deputados pela contribuição no que chamou de "mudança que Pernambuco está vivendo".

Em seguida, mencionou programas como PE na Estrada, Morar Bem Pernambuco e Juntos pela Segurança, destacando as ações do governo nas diferentes áreas.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

Veja também

Newsletter