Criminalização de eventos de Brega-funk é tema de Audiência Pública na Alepe
Encontro visa achar soluções para que as festas ocorram de forma ordenada e segura
Assembleia Legislativa de Pernambuco promoverá nesta quarta-feira (13) uma audiência para debater a criminalização de eventos organizados por jovens em áreas públicas e privadas.
O tema da audiência, proposta pela presidenta da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular, Dani Portela (PSOL), é “A Criminalização do Brega Funk e da Cultura Periférica: Quando a festa incomoda mais do que a desigualdade”.
O encontro está marcado para às 9h no Auditório Sérgio Guerra da Alepe e contará com a presença de representantes do poder público, comerciantes, moradores das regiões onde os bailes acontecem e artistas de brega como a cantora Dany Myler.
Leia Também
• Alepe realiza sabatina de Virgílio Oliveira para o comando de Fernando de Noronha
• Gilmar Júnior propõe botão de pânico em unidades de saúde de Pernambuco
• Liana Cirne propõe campanha contra adultização e pede dados ao TJPE
“O nosso objetivo com esta audiência é provocar o poder público para dar respostas sobre o ordenamento urbano das áreas onde os bailes acontecem. Além disso, queremos enfatizar que este é um espaço legítimo de escuta e de enfrentamento aos retrocessos legislativos que ameaçam direitos culturais e civis da população periférica”, afirma a deputada Dani Portela.
Ainda segundo a parlamentar, a prioridade é escutar a população e encontrar caminhos para que os eventos aconteçam de forma ordenada e segura, possibilitando a geração de renda para inúmeras famílias.
“A festa popular pernambucana é motivo de orgulho, é geração de renda no comércio informal, é ocupação de espaço público, é autogestão cultural e liberdade de ser feliz e andar tranquilamente na favela em que esses jovens nasceram”, finaliza.



