Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Doriel Barros diz que é importante para Lula ter dois palanques em Pernambuco 

Deputado estadual também afirmou que postura do PT na Alepe é colaborativa com o governo estadual

Entrevista com Doriel Barros (PT) na Radio FolhaEntrevista com Doriel Barros (PT) na Radio Folha - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O deputado estadual Doriel Barros (PT) afirmou, nesta terça-feira (21), que avalia como importante a possibilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter dois palanques em Pernambuco em 2026. Na visão do parlamentar, o quarto mandato de Lula é a prioridade dentro da legenda e quanto mais apoios somados, melhor para a reeleição do chefe do Executivo Federal. 

“A prioridade extrema é a reeleição do presidente Lula. Para a reeleição, ter dois palanques aqui em Pernambuco é importante para Lula. E com isso, diante dessa relação que tem sido construída do Governo Federal com a própria governadora, acho que é um ambiente de possibilidade de você ter aqui duas candidaturas que possam estar dialogando com a base do presidente. Não sei se a governadora vai declarar (voto no presidente), mas hoje a gente sabe que tem uma base de lideranças, algumas são do PT, outras são lideranças políticas mais de esquerda, algumas prefeituras, inclusive do PT, que tem declarado apoio à reeleição da governadora”, declarou em entrevista concedida à Rádio Folha 96,7 FM.

PT e Raquel

De acordo com o deputado, a relação da bancada do PT com o governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) tem sido de colaboração com Raquel Lyra (PSD). Ele elogiou, ainda, a relação entre Lula e Raquel, destacando que a governadora enfatiza em discursos que Lula não tem faltado a Pernambuco.

“O PT tem se posicionado na Assembleia como um colaborador. Eu, a deputada Rosa (Amorim), o deputado João Paulo e também a Federação de maneira geral, em alguns momentos a gente vota junto, em outros momentos tem divergências em função da pauta. (...) A governadora tem dialogado com o governo Lula e tem falado para mim isso diversas vezes”, disse.

Alepe

Barros fez críticas à postura da Alepe em relação ao governo estadual e relembrou os episódios de impasses entre o Palácio do Campo das Princesas e a Casa em relação aos empréstimos solicitados pelo Poder Executivo pernambucano. Na avaliação do deputado, a postura inflexível de muitos parlamentares é “irresponsável”.

“Você torcer para o governo dar errado, é deixar quatro anos a população em dificuldade e sofrimento. Isso é uma irresponsabilidade muito grande de qualquer político. Eu não fui eleito pelo povo para chegar aqui e travar projetos que sejam importantes para Pernambuco, para que eu possa me fortalecer e pensar apenas no meu mandato como deputado estadual”, declarou.

Doriel Barros enfatizou que a governadora “não é de direita”. O parlamentar lembrou que a história política da atual chefe do Executivo Estadual começou num partido progressista, que é o PSB. 

“A governadora tem uma história também (...) (em que) foi eleita num partido de esquerda, inclusive pelo PSB. Então, ela é uma governadora, podemos até dizer que, se não for de esquerda, não é de direita”, opinou.

Senado

O deputado estadual comentou a formação de chapas para o Senado Federal. Tida como prioridade do PT no estado, a reeleição do senador Humberto Costa (PT) foi também defendida por Doriel Barros. O parlamentar analisou, ainda, alguns nomes postos na disputa pela Casa alta e opinou que o apoio deve passar por uma defesa do quarto mandato de Lula.

“Nós temos quadros bons. A gente tem Silvio Costa Filho, que é um cara muito parceiro. Tem sido, inclusive, elogiado pelo presidente Lula. (...) Você tem Marília (Arraes), que está se colocando como candidata à senadora. É uma pessoa que eu tenho um respeito muito grande e é um quadro que enfrentou o debate, se posicionou aqui em momentos importantes. E você tem o próprio (Fernando) Dueire, claro. A pesquisa está mostrando Dueire muito abaixo, mas ele está crescendo com os prefeitos”, avaliou.

Veja a íntegra da entrevista:

Veja também

Newsletter