Eduardo da Fonte defende ampliação do atendimento à pessoas com TEA com apoio do Programa Casa Azul
Deputado cobrou ao Ministério da Saúde um plano de cuidado para crianças autistas
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) presidiu, nesta quarta-feira (10), uma nova audiência pública na Comissão de Saúde para discutir a ampliação do atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante a audiência, o Ministério da Saúde informou que existem 342 Centros Especializados em Reabilitação (CER’s) em funcionamento no Brasil.
Porém, o deputado contestou a suficiência desse número para atender os 5.570 municípios, especialmente considerando que o TEA afeta cerca de 2 milhões de brasileiros, segundo dados da própria pasta.
Na primeira audiência conduzida pelo parlamentar sobre esse tema, ainda em agosto, Eduardo solicitou ao Ministério da Saúde dados sobre os CER’s e cobrou um plano de cuidado para crianças autistas no Brasil.
Leia Também
• Eduardo da Fonte apresenta projeto que regulamenta teletrabalho para pessoas com doenças graves
• Comissão aprova projeto de Eduardo da Fonte que substitui índice que reajusta conta de luz
• Eduardo da Fonte pede votação da regulamentação de trabalhadores da limpeza urbana
Hoje, os centros só atendem municípios a partir de 100 mil habitantes, o que deixa de fora a maior parte das cidades brasileiras.
Diante dessa limitação, Eduardo da Fonte voltou a defender que o Programa Casa Azul, criado por ele, seja adotado como complemento ao CER. A Casa Azul é um local de acolhimento para famílias atípicas, que oferece serviços como neuropediatria e fonoaudiologia.
O programa já funciona em cidades de Pernambuco, como Macaparana, Taquaritinga do Norte, Águas Belas, Buenos Aires e Santa Maria da Boa Vista.
*Com informações da assessoria



