Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Eduardo da Fonte propõe prontuário eletrônico unificado no SUS

Texto prevê que informações clínicas dos pacientes fiquem disponíveis para qualquer unidade do SUS

Eduardo da FonteEduardo da Fonte - Divulgação

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) apresentou na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que institui o Prontuário Eletrônico Unificado Nacional no Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta busca modernizar a rede pública e garantir melhorias no atendimento à população.

O texto prevê que todas as informações clínicas e assistenciais dos pacientes, como exames, diagnósticos, prescrições, tratamentos e histórico de consultas, fiquem disponíveis de forma padronizada em qualquer unidade do SUS no país, sendo o CPF o identificador único do usuário.

 

 

De acordo com a proposição, a fragmentação dos sistemas municipais, estaduais e federais compromete a continuidade do cuidado e gera desperdícios, como a repetição desnecessária de exames.

O deputado destacou que a iniciativa segue princípios constitucionais do SUS, como a universalidade, a integralidade e a equidade, além de estar em consonância com a estratégia de saúde digital do Ministério da Saúde (e-SUS) e com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo o sigilo das informações.

“O prontuário eletrônico unificado é um avanço estratégico para a modernização do SUS, melhora do atendimento à população e para assegurar mais equidade no acesso à saúde em todo o Brasil”, afirmou o parlamentar.

*Com informações da assessoria

Veja também

Newsletter