Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Governo de Pernambuco inicia nova fase das obras no Aeroporto de Fernando de Noronha

Projeto faz parte de um amplo programa estadual para modernização da infraestrutura aeroportuária

Obras no Aeroporto de Fernando de NoronhaObras no Aeroporto de Fernando de Noronha - Foto: Bruna Costa/Semobi

O Governo de Pernambuco iniciou na última terça-feira (8) uma nova etapa das obras de requalificação do Aeroporto Governador Carlos Wilson, em Fernando de Noronha. 

A intervenção apresenta a coordenação da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) que agora se concentra no pátio de taxiamento e estacionamento de aeronaves. Também será realizada a recuperação da pista de taxiamento Alfa, reforçando a estrutura aeroportuária da ilha.

O projeto faz parte de um amplo programa estadual de modernização da infraestrutura aeroportuária com investimento de R$ 60 milhões. O objetivo é ampliar a conectividade regional e promover o desenvolvimento sustentável em todas as regiões do estado.

A gestão estadual concluiu a primeira etapa da requalificação em março deste ano, com a restauração do eixo central da pista de pouso e decolagem. A obra é inédita no arquipélago uma vez que nunca havia sido realizada uma intervenção desse porte no local.

A entrega da nova pista permitiu o retorno de operações com aeronaves a jato, após dois anos de interrupção. A ação ampliou a ligação de Noronha com o continente, impulsionando o turismo, a economia local e a mobilidade da população.

“A requalificação do aeroporto de Noronha é um exemplo claro do esforço do Governo de Pernambuco para garantir uma infraestrutura moderna, segura e sustentável. Com a coordenação da Semobi, essa nova etapa reforça nosso compromisso com a mobilidade aérea e o desenvolvimento equilibrado de todo o estado”, afirmou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.

As intervenções seguem rigorosos critérios ambientais e operacionais conforme as diretrizes específicas do arquipélago para consolidar o local como um destino estratégico e sustentável. As obras são realizadas no período das 17h às 2h da manhã para minimizar impactos nas operações do aeroporto e na rotina da ilha.

Veja também

Newsletter