Governo Federal publica edital para retomada da Transnordestina em Pernambuco
Trecho de 73 km terá R$ 200 milhões em investimentos e deve impulsionar o escoamento de mercadorias
O Governo Federal publicou nesta sexta-feira (31) o edital de licitação para a retomada das obras do trecho da Ferrovia Transnordestina que liga os municípios de Custódia e Arcoverde, em Pernambuco. A solenidade de lançamento do edital ocorreu durante a manhã, de forma híbrida, com a presença de autoridades estaduais e federais, além de parlamentares e representantes do setor logístico.
O anúncio, na capital federal, foi feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho. Enquanto isso, um grupo participou da solenidade na sede da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Entre eles , estavam o superintendente Francisco Alexandre e o senador Humberto Costa (PT). O investimento previsto para este trecho é de R$ 200 milhões, e o pregão tem valor de referência de R$ 415 milhões. O segmento faz parte do traçado da ferrovia entre Salgueiro e o Porto de Suape.
Estratégia
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), destacou a importância do investimento para a região e reforçou o compromisso do governo federal com o desenvolvimento logístico do Nordeste.
"Hoje o edital de licitação retoma a vocação logística do Nordeste brasileiro. O investimento em infraestrutura é parte da estratégia do nordeste brasileiro", afirmou. Ela ressaltou ainda a importância de uma gestão eficiente e transparente: "Se a gente tem um governo eficiente, transparente e que não tolera corrupção, esse investimento vem pra cá".
Para Raquel, a obra é também um fator de valorização social e econômica para o estado. "Minha palavra hoje é de gratidão. Feito o primeiro quilômetro, já teremos essa obra pronta. Basta começar a executar que a veremos realizada. Quanto mais investimento como esse, a gente permite que nosso estado possa ser mais feliz. Essa obra é fundamental nesse sentido", disse.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), lembrou a trajetória do projeto e a relevância da Transnordestina para a logística do estado. "É um dia especial para Pernambuco. O presidente Lula dizia que na campanha de 1989 teve uma conversa com Arraes onde firmou o compromisso de fazer a Transnordestina, que seria a grande transformação do ponto de vista logístico para a região. E estamos aqui, três décadas depois, colocando peças nesse quebra-cabeça, que é um sonho do nosso estado e da nossa região", afirmou.
O ministro dos Transportes detalhou o planejamento da execução e os próximos passos da obra.
"Vamos publicar mais dois editais nos próximos anos. Chamamos esses trechos de SPS, que é uma abreviação de Salgueiro-Porto de Suape. Hoje estamos publicando o SPS 4. No primeiro semestre do ano que vem, publicaremos o SPS 5 e 7. Cada um com 53 km. Serão 180 km no total. Logo depois desses lotes, publicaremos o SPS 6, ficaremos com aproximadamente 230 km, bem próximo da Região Metropolitana do Recife e do Porto de Suape. Conseguiríamos conceder o trecho para a iniciativa privada concluir o restante, como é feito no Piauí. A obra tem 8 mil pessoas empregadas. A Transnordestina é a maior obra linear do Brasil no momento. São R$ 7 bilhões de investimento no total. Até o começo do ano que vem, teremos licitado R$ 1,5 bilhão em obras ferroviárias para Pernambuco", explicou Renan Filho.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reforçou a relevância histórica do projeto. "É uma alegria poder estar realizando um sonho para o povo de Pernambuco. Temer e Bolsonaro cometeram uma irresponsabilidade com o povo pernambucano por tirarem a Transnordestina do mapa de desenvolvimento de Pernambuco. Perdemos sete anos por isso", disse.
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Apoio
Senadores e autoridades federais também comentaram a retomada da obra. Para a senadora Teresa Leitão (PT), o anúncio marca uma "retomada de Suape" e a consolidação da importância logística de Pernambuco. "Agora o projeto completo, com os dois ramais, será retomado com sua totalidade", disse.
Fernando Dueire (MDB) destacou o caráter estratégico da ferrovia. "Precisamos entregar essa estrutura modal à intermodalidade com o Porto de Suape. Isso não vai melhorar apenas a eficiência do desenvolvimento, mas também a condição de atratividade do negócio ferroviário", afirmou.
Humberto Costa lembrou o elevado custo do projeto e a necessidade de união entre governo federal e estadual para viabilizar a obra. "O ramal da Transnordestina é estratégico para o nosso estado, para o nosso desenvolvimento e a consolidação definitiva do Porto de Suape. Essa é uma sinalização importante. O custo que essa obra tem é extremamente elevado e uma pequena parcela será licitada nesse momento", afirmou.
O prefeito de Salgueiro, Fábio Lisandro (PRD), destacou o impacto regional do projeto: "Nada seria possível se não houvesse a vontade política de atores como Lula e Raquel Lyra. É um projeto do povo pernambucano. Isso trará um impacto enorme para o nosso sertão. Será, certamente, uma virada de página".
Números
O trecho a ser licitado tem 73 km de extensão e ligará os municípios de Custódia e Arcoverde, com investimento previsto de R$ 200 milhões. A Transnordestina é um dos principais projetos estruturantes do Governo Federal no Nordeste, com investimento total de R$ 14,9 bilhões, quase metade proveniente do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), administrado pela Sudene. A ferrovia terá mais de 1,2 mil quilômetros, ligando Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), com ramal até o Porto de Suape (PE), atravessando 53 municípios. Em Pernambuco, 179 km já estão concluídos, o que representa 38% da obra no estado. A ferrovia deve reduzir custos logísticos, ampliar o escoamento de mercadorias e estimular o desenvolvimento econômico da região.



