Homenagem aos 100 anos de Paulo Petribu
História
A atividade no campo realizada pela família Petribu iniciou em 1729, nos engenhos de açúcar. Mas foi em 1910 que João Cavalcanti de Petribu, pai de Paulo, fundou o grupo que, de fato, originou a Usina. Anos depois, Paulo fez com que o negócio no setor de açucareiro crescesse até alcançar a produção de 2 milhões de sacos de açúcar por safra. Ele também incrementou os negócios, passando a atuar na fabricação de rações animais, criação de gado e no segmento hoteleiro. Pai de oito filhos, ele faleceu em 2007, no Recife.
Filho do homenageado, Jorge Petribu recebeu a honraria e agradeceu o gesto. “Meu pai foi um dos nomes mais reconhecidos da indústria de açúcar. Vemos essa homenagem como um reconhecimento à dedicação dele a Pernambuco”, ressaltou. Seus familiares destacaram a sensibilidade de Paulo com seus funcionários e com os colegas e, ao mesmo tempo, a austeridade para tocar os negócios até o sucesso.
Compareceram ao evento políticos e empresários, a exemplo do presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro. Também participaram da cerimônia, os prefeitos de Igarassu, Mário Ricardo (PTB), Carpina, Manoel Botafogo (PDT), e Araçoiaba, Joamy Alves (PDT), municípios onde o Grupo Petribu desempenha suas atividades.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Ricardo Essinger, ressaltou a importância de premiar a atuação industrial para o fortalecimento da economia. O deputado José Humberto Cavalcanti sublinhou que, apesar da dificuldade do setor, Paulo Petribu foi uma figura vitoriosa e responsável por assistir a população da Zona da Mata enquanto empreendedor. “Essa homenagem é uma maneira de estimular o setor. Os municípios que perdem usinas de açúcar sofrem”, disse.



