Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Jayme Asfora: "O vice é muito bom e Jarbas foi um ótimo senador"

Jayme Asfora é vereador do Recife pelo PMDBJayme Asfora é vereador do Recife pelo PMDB - Arthur Mota/Folha PE

Iniciando um novo mandato como vereador do Recife, o advogado Jayme Asfora (PMDB) afirma que ainda é muito cedo para fazer qualquer previsão sobre 2018, tanto nacionalmente como no Estado. A única certeza, afirma, é que o PMDB estará ao lado da eventual candidatura à reeleição do governador Paulo Câmara (PSB) e com presença na chapa.

Sem dar pitaco diretamente, deu a senha: “O vice é muito bom e Jarbas foi um ótimo senador e espero que volte a ser”, afirmou, durante entrevista à Rádio Folha FM, 96,7, ao ser indagado sobre a possibilidade de o PMDB ocupar duas vagas na chapa majoritária.

Sobre o governador Paulo Câmara, Jayme Asfora destacou o fato de o socialista estar conseguindo segurar as contas, por meio de um ajuste bem feito, ao contrário de outros Estados.

“O governador tem o mérito de controlar as contas e, entre outras coisas, pagar os salários em dia, coisa que muitos outros Estados não estão conseguindo fazer”, afirmou o peemedebista.

Crítico do foro privilegiado, ele cita as prisões de empresários importantes, como Eike Batista e Marcelo Odebrecht, como exemplos didáticos para a sociedade e que só foram possíveis por estarem em instâncias inferiores, que não no Supremo Tribunal Federal.

“Desde que fui presidente estadual da OAB que defendo o fim do foro privilegiado. Haja vista os processos contra os políticos acusado de corrupção. Os processos andam no Rio e em Curitiba e no STF, não. Quem não tem foro privilegiado está sendo punido: Eduardo Cunha, Eike Batista, Marcelo Odebrecht, a cúpula do PT, com José Dirceu, José Genoino, Antônio Palocci... Por isso defendo o fim do foro ”, afirmou.

Depois de passar dois dos quatros anos da gestão passada como secretário municipal, ocupando a pasta da Juventude no primeiro mandato do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), Jayme Asfora quer se dedicar ao mandato de vereador e elegeu a mobilidade como prioridade do seu trabalho.

“Temos que olhar para esse tema. As calçadas são muito ruins, as ciclovias são poucas e o transporte público é deficiente. É preciso trazer esse debate para tirar os carros das ruas e buscar a se locomover mais a pé, de ônibus e bicicleta”.

Sobre as questões internas da Câmara, Jayme Asfora voltou a defender o nome do vereador Ivan Moraes (PSOL) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Casa de José Mariano. O psolista disputa o cargo com Michele Collins, da bancada evangélica.

“Colocar no comando uma pessoa que afirma que a mulher tem que ser submissa ao homem não existe. Temos que ter na comissão alguém que lute para ampliar direitos e não reduzi-los”, posicionou-se.

Veja também

Newsletter