Lideranças sociais debatem projeto de urbanização da Bacia do Pina
Ao total, foram feitas 4 reuniões com a população.
Na última sexta-feira, foram encerradas as reuniões da prefeitura do Recife, através da URB, no bairro do Pina para apresentação do projeto de urbanização da Bacia do Pina. Ao total, foram feitas 4 reuniões divididas em 3 localidades: Bode, Beira Rio e Areinha. Mesmo contando com a participação dos moradores destas áreas, ainda existe muitas dúvidas sobre o projeto.
Segundo o Gestor Público e ex-Diretor de Habitação do Recife Felipe Cury o processo de discussão ainda não foram suficientes para atender as demandas da população local. "Participamos ativamente de todos momentos que houveram de debates com os moradores locais e a certeza é que efetivamente não foram sanadas as dúvidas. São 378 famílias que vivem em palafitas que segundo a prefeitura serão contemplados com os habitacionais porém, pela primeira vez na nossa cidade, devido as reformulações feita por Bolsonaro nos programas habitacionais e de Urbanização, eles terão que pagar uma parcela fixa mensalmente, isso foi um debate generalizado entre essas pessoas. Outras 343 são moradores em área non aedificandi, casas de alvenaria, muitas delas com grandes estruturas e há anos residentes no local, este foram unânimes em afirmar que não tem informações suficiente para saber se serão impactados, como se dará as negociações e principalmente que não querem sair do bairro."
"Ao todo, está previsto 951 famílias impactadas diretamente, algumas destas serão contempladas com os habitacionais e outras indenizadas. Nosso debate sempre foi por um projeto de urbanização do território, para além dos equipamentos sociais que estão previstos, o saneamento básico, pavimentação e drenagem, construção de unidades habitacionais, parque estamos falando de uma área de 21 hectares do terreno do Aeroclube portanto, é possível fazer um grande projeto na área", afirmou.
"Somos contra o possível leilão desta área para o mercado imobiliário mas, se fosse indispensável, o recursos obtido teria que ser utilizado de forma eficiente para atender as demandas da população local, eles tem que definir em conjunto com o município. Enfim, Temos um novo governo Federal, e acho que Lula, pode contribuir muito para que a prefeitura tenha os meios necessário para executar um grande projeto. Entendo que é imperativo a prefeitura criar um método de participação popular com diálogo entre lideranças e moradores para que possam definir ou redefinir o projeto apresentado e buscar o melhor desenho urbanistico para cidade, em especial, para o povo do Pina". afirmou Felipe Cury.
A prefeitura já deu ordem de serviço para construção de um Compaz na área e outros equipamentos sociais estão previstos.



