Marcelo Gouveia cobra compensação por perdas com ampliação da isenção do IR
Medida vai gerar impacto de R$ 118 bilhões anualmente
A medida de ampliação da isenção do Imposto de Renda (IR) é motivo de preocupação para o presidente reeleito da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o ex-prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (Podemos). De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a perda de recursos a partir da ação alcança a cifra de R$ 11,8 bilhões por ano.
Durante a participação no Seminário para Novos Gestores Municipais, promovido pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) nesta terça-feira (18), o político se mostrou favorável à proposta, mas cobrou a compensação dos municípios pelas perdas orçamentárias.
Leia Também
• Eleições Goiana 2025: Marcílio Régio é oficializado como candidato à prefeitura do município
• Eleições Goiana 2025: Sebastião Oliveira diz ser prioridade do Avante nacional eleger Eduardo Batista
• Lula terá primeira agenda em Pernambuco, após Raquel ingressar em partido da base governista
"Não somos contra diminuir impostos, mas é fundamental que seja vista uma posição para compensar os municípios. É nisso que estamos trabalhando junto ao Governo Federal e vamos trabalhar fortemente no Congresso Nacional: que os municípios não sejam prejudicados", declarou Gouveia.
A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), que também tomará posse na Amupe como segunda secretária, criticou a realização de alterações que afetem a chegada de recursos às prefeituras sem oportunidade para que as gestões se organizem com antencedência.
Mirella destacou que a cidade já está realizando estudos para identificar formas de aumentar a receita fiscal e minimizar os impactos da perda de recursos no caixa.
"A gente já tem feito vários estudos dentro do nosso município para avaliar de que forma a gente vai conseguir alavancar a receita de outras formas. Em Olinda, por exemplo, a gente tem feito um esforço muito grande para atrair novos investimentos no campo de tecnologia, para que a gente não tenha tantas perdas no longo prazo", detalhou.
Compõem ainda a chapa de Gouveia para o biêniuo 2025-2026 na Amupe, o prefeito de Aliança, Pedro Freitas (PP), na vice-presidência, a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos (PSDB) como primeira secretária da mesa diretora. Vão tomar posse também os prefeitos de Panelas, Rubem Lima, e de Cabrobó, Elioneai Dias, como primeiro e segundo tesoureiros, respectivamente.
A ex-presidente da Amupe e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), assumirá a Secretaria da Mulher e a prefeita de Casinhas, Juliana Barbosa, será suplente.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.



