Maria Arraes propõe projeto para homenagear Miguel Arraes na Câmara dos Deputados
Proposição visa batizar a sala de reuniões do Colégio de Líderes com o nome de Miguel Arraes
Projeto de Resolução 27/2025 da deputada federal Maria Arraes (Solidariedade) pretende renomear a sala de reuniões do Colégio de Líderes para “Sala Miguel Arraes”. A ação tem como objetivo homenagear o avô da autora que além de governador e prefeito, obteve três mandatos na Câmara dos Deputados.
O espaço, que fica no térreo do Edifício Principal da sede da Câmara, é reservado para discussões e negociações entre diferentes categorias representadas na casa. O local é responsável por viabilizar consenso entre os líderes da maioria, da minoria, dos blocos parlamentares e do Governo.
Em sua justificativa, Maria Arraes argumentou que a figura de Miguel Arraes deveria estar entre os grandes políticos homenageados pela Câmara dos Deputados. A parlamentar ressaltou a importância de Arraes, destacando sua atuação em defesa da redemocratização na ditadura e sua menção no livro dos Heróis da Pátria.
“Sempre comprometido com as causas sociais, seus mandatos foram pautados em ações concretas para melhorar a vida do povo, beneficiando trabalhadores no campo e na cidade e levando desenvolvimento através da educação e da energia elétrica. Mesmo após seu falecimento em 2005, Arraes segue sendo referência para aqueles que buscam um Brasil mais democrático, justo e igualitário.” disse na justificativa do projeto
A relatoria do documento ficou para o também deputado e bisneto de Miguel Arraes, Pedro Campos (PSB).
“A alteração da denominação da Sala de Reuniões do Colégio de Líderes para "Sala Miguel Arraes" constitui homenagem absolutamente meritória a um líder que dedicou sua vida à democracia brasileira e à defesa dos direitos do povo. A denominação de um espaço tão importante da Câmara dos Deputados com o nome de Miguel Arraes é uma forma justa de perpetuar a memória de quem tanto contribuiu para a democracia brasileira e para o desenvolvimento social do país.” disse no documento
No momento, a proposição está tramitando na casa em caráter de urgência, onde aguarda deliberação no plenário para aprovação.
Leia Também
• Álvaro Porto participa da 22ª Cavalgada de São João, em Brejão
• Deputada Rosa Amorim homenageia representantes da luta LGBTQIAPN+ no estado
• Gilmar Júnior evita antecipar apoio a Raquel ou João e condiciona escolha à pauta da enfermagem



