Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

MST inaugura Armazém do Campo no Recife, nesta quinta

O espaço, irá funcionar de segunda a sábado, em horário comercial. De segunda a quarta, o horário é das 9 às 20h. Nas quintas e sextas, das 10 às 2h. Nos sábados, funciona no horário do almoço e período da tarde. O espaço, irá funcionar de segunda a sábado, em horário comercial. De segunda a quarta, o horário é das 9 às 20h. Nas quintas e sextas, das 10 às 2h. Nos sábados, funciona no horário do almoço e período da tarde.  - Divulgação
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) inaugura, no Recife, nesta quinta-feira (30), o Armazém do Campo. A programação de inauguração segue na sexta-feira (31) e sábado (1º). A proposta do espaço é provocar um diálogo com a sociedade a partir da produção de alimentos limpos, não transgênicos e sem veneno e, a partir desse diálogo, apresentar a viabilidade da Reforma Agrária

Os produtos comercializados são frutos da agricultura familiar camponesa, produzidos não apenas pelo MST, mas também pelo Movimento Camponês Popular (MCP), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), entre outros, servindo de ponto de escoamento dessa produção. O espaço, irá funcionar de segunda a sábado, em horário comercial. De segunda a quarta, o horário é das 9 às 20h. Nas quintas e sextas, das 10 às 2h. Nos sábados, funciona no horário do almoço e período da tarde.

Os alimentos que serão vendidos no Armazém do Campo começaram a chegar na segunda-feira (27). Dentre eles, estão o mel, oriundo de Afogados da Ingazeira, o café mineiro e o arroz gaúcho. De acordo com Raminho, serão cerca de 120 produtos, desde aqueles processados, como a farinha de milho e o arroz, aos produtos in natura, como macaxeira, inhame, jerimum, frutas, verduras e hortaliças.

Estrutura

O Armazém será dividido em três partes. A porta de frente para a rua do Imperador Pedro II, será a entrada do mercado. No lado oposto, na porta que dá acesso para a avenida Martins de Barros, estará o café-bar, onde os clientes poderão conferir doces, pães, bolos e queijos, todos produzidos na cooperativa do assentamento Normandia, em Caruaru. Também serão comercializados café expresso, cappuccino e até chopp artesanal. Entre o mercado e o bar, estará uma livraria. O espaço contará, ainda, com apresentações culturais e ritmos da música brasileira como forró e samba, que possam ter no Armazém um espaço de divulgação artística.

Inauguração

Na quinta-feira (30), vai haver um ato político inaugural às 11h, com momento de mística e corte da fita para “institucionalizar a inauguração do armazém” e oficializar a abertura das portas da Casa. À noite, vai haver uma edição do festival Som na Rural.
Na sexta-feira, será inaugurada a livraria Expressão Popular, com presença de Carlos Bellé, um dos coordenadores da expressão popular, e convidados, que estarão discutindo sobre a importância da editora no debate das ideias. À noite, mais festa com o Som na Rural.

Já no sábado, as festividades concluem com roda de samba e almoço. A proposta é essa seja a programação de todos os sábados no Armazém do Campo.

Veja também

Newsletter