Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Paulo Câmara deixa o Banco do Nordeste

Gestor pernambucano deixa a instituição com recordes de contratações

Paulo Câmara, presidente do Banco do NordestePaulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste - Fernando Cavalcante/Banco do Nordeste

O ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara deixou o comando do Banco do Nordeste (BNB). A decisão foi comunicada em reunião do Conselho de Administração do banco, ontem. No seu lugar, assume o atual diretor Financeiro e de Crédito da instituição, Wanger Antônio de Alencar Rocha, como presidente interino e conselheiro de Administração do banco. Na fase de transição, o gestor vai acumular as funções.

Em pronunciamento nas redes sociais, Paulo Câmara afirmou que deixa o comando do banco com convicção de que cumpriu “à risca a determinação do presidente Lula de fazer o banco crescer”. O gestor apresentou números de aumento de contratações da instituição - que, segundo ele, devem chegar perto de R$ 70 milhões este ano, e de equilíbrio financeiro.

“Caminhamos desde março de 2023 com a certeza de que nossa gestão se aproximou dos setores produtivos, apostando no diálogo para ampliar a disponibilidade de crédito, gerando emprego e renda”, afirmou. Câmara ainda relatou que o percentual de financiamentos abertos para micro e pequenos empreendedores também cresceram de 51% para 62% do total.

“Realizamos concurso público, fortalecemos capacitações, melhoramos a infra, expandimos nossa rede de atendimento. O lucro atingiu o maior patamar da história e a PLR também”, afirmou.

Câmara ainda agradeceu à equipe do BNB e ao presidente Lula. “Agradeço ao presidente Lula a confiança no nosso trabalho e asseguro que estarei sempre à disposição de seu governo”, destacou.

Leia Também

• Aliados apostam na permanência de Paulo Câmara no comando do Banco do Nordeste

• Assembleia Legislativa aprova, por unanimidade, as contas do ex-governador Paulo Câmara

• Paulo Câmara pode deixar comando do BNB nos próximos dias; informação é da Folha de São Paulo 

Retorno

A escolha de um interino e não de um substituto definitivo sinaliza um retorno de Paulo Câmara ao comando da instituição em janeiro. Além disso, a escolha de Wanger contempla um nome ligado à gestão do ex-governador pernambucano, o que reforça o peso do grupo de Câmara no BNB. Em 2026, o período de quarentena previsto para ex-dirigentes partidários acaba, o que abre espaço para o retorno do ex-presidente.

Paulo Câmara deixa o Banco do Nordeste com recordes de crescimento em operações de crédito. Os números preliminares do terceiro trimestre de 2025 mostram que o Banco do Nordeste (BNB) continua em forte aceleração em todos os segmentos em que opera.

Veja também

Newsletter