Políticos, amigos e admiradores se despedem de Marisa
Do FolhaPE
Entre amigos políticos, autoridades religiosas e centenas de cidadãos que compareceram para realizar a última despedida, o corpo de Marisa Letícia, esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi velado neste sábado (4), no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo.
A ex-primeira dama do Brasil, que também já foi babá, teve sua história recontada pelo marido, que relembrou o companheirismo da esposa durante os anos em que ele lutava pelo seu espaço no cenário político no Brasil e no Mundo. "Uma vida de muita compreensão", definiu. Ele ainda afirmou que considera o casamento como o maior exercício de democracia.
Para Lula, ela também foi a responsável por algumas de suas decisões, tendo importância fundamental no seu governo. "Ela dizia, 'não esqueça de onde você veio'", contou o petista, arrancando aplausos da plateia. De acordo com Lula, os conselhos da esposa, que a acompanhou em toda a sua trajetória, tinham tanta importância quanto o de seus ministros.
O Sindicato também foi citado por Lula como um espaço de vital importância na história de sua família. "Foi aqui que combatemos a Ditadura." No local, uma foto ampliada de Lula e Marisa recebia os admiradores.
A imagem de uma coroa de flores com os dizeres “Minha Galega, o céu ganha a estrela que iluminou a minha vida. Lula” viralizou na internet, atribuída como homenagem do esposo.
Também prestou homenagem à Marisa o bispo emérito da diocese de Blumenau, Dom Angelico. Em sua fala, o religioso deixou uma mensagem de luta por igualdade social. “Como dormir tranquilos quando meia dúzia de brasileiros mais ricos detém o dinheiro de mais de milhares?”, questionou. Uma representante do candomblé também prestou homenagens à ex-primeira-dama entoando uma música. “Eu sou petista”, afirmou a religiosa.
No caixão, coberto pelas bandeiras do Brasil e do Partido dos Trabalhadores, Marisa Letícia recebeu homenagens de diversas autoridades políticas, que compareceram ao local. Entre eles, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e de Minas Gerias, Fernando Pimentel (PT), o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), além de ex-ministros. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) e o ex-ministro Aloizio Mercandate.
A ex-presidenta Dilma chegou ao Sindicato por volta das 11h30, onde deu um abraço no companheiro de partido e também recebeu abraços de admiradores. O atual vereador de São Paulo Eduardo Suplicy (PT) também se despediu de Marisa no local, de onde transmitiu alguns momentos da cerimônia fúnebre, ao vivo, em sua página de uma rede social. A página oficial de Lula no Facebook também transmitiu o último adeus.



