Sex, 12 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Presidente do TRE-PE toma posse às vésperas da eleição

Desembargador Fernando Cerqueira, empossado ontem para o biênio 2025-2027, terá o desafio de conduzir o tribunal nas próximas eleições em 2026

Presidente do TRE-PE toma posse às vésperas da eleiçãoPresidente do TRE-PE toma posse às vésperas da eleição - Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Fernando Cerqueira, terá o desafio de conduzir o tribunal nas próximas eleições, em 2026. O magistrado foi empossado ontem (11) para o biênio 2025-2027 em sessão solene na sede do TRE-PE, com a presença de familiares, amigos e autoridades, como a governadora Raquel Lyra (PSD), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto. 

O desembargador ingressou no TRE-PE em outubro de 2024, atuando como vice-presidente e também como corregedor eleitoral. Exerceu vários cargos desde que entrou na magistratura em 1982, sendo presidente do TJPE de 2020 a 2022. 

Fernando Cerqueira afirmou que haverá um grande trabalho em todo o estado para as eleições do próximo ano. Segundo o presidente, o maior desafio será realizar todo o pleito sem nenhum problema. 

“Eu acredito que não vamos ter problemas, porque o nível dos nossos políticos é muito alto. Pernambuco dá um exemplo disso em todos os momentos. Todos os nossos dirigentes e representantes são pessoas de altíssimo nível e, consequentemente, nós vamos manter esse nível. Isso vai nos fortalecer para realizar o trabalho em 2026 e chegar no final do ano com o resultado para a sociedade.”

Durante o discurso, o presidente teceu considerações sobre a admiração pelo Judiciário e a gestão eleitoral. Ele também destacou a importância da urna eletrônica e do sistema informatizado de votação.

“O Brasil se orgulha do processo eleitoral e de suas instituições. A conquista brasileira de um processo eleitoral idôneo e inquestionável se reflete nas últimas eleições de 2024, com a votação e apuração. O resultado final divulgado até às 20h do mesmo dia de forma inquestionável é um exemplo para a democracia e para o mundo”, destacou. 

Cerimônia 
O desembargador Humberto Costa Vasconcelos Júnior discursou em nome dos membros da corte do TRE-PE e elogiou a trajetória do novo presidente. “Na vida familiar, na vida social, cívica, cidadão, sempre foi e é uma referência para todos nós. Estudante disciplinado, trabalhador incansável e dedicado. Compromissos cumpridos de forma completa e consciência tranquila, tanto é verdade que por onde Fernando passou presidiu, orientou, acolheu, transformou, construiu, formou e incluiu.”

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella, pontuou que o TRE-PE sempre foi um espaço de compromisso democrático, de segurança jurídica. 

“O desembargador Fernando Cerqueira assume a presidência desta corte em um período sensível em que o país se prepara para as nossas eleições gerais em 2026, quando os cidadãos e cidadãs de todas as regiões do Brasil deverão fazer a sua escolha de forma livre, consciente e independente.”

Nelson Batista da Silva Norberto, filho de Cerqueira, discursou em nome da família. “Ele é um verdadeiro lorde. Sempre muito simpático, sorridente e amável. Abraço que envolve e verdadeiramente cura, que o faz gratuitamente, empatia pura. Quem já lhe abraçou sabe do que estou falando, um abraço especial de pai”, destacou.  

Durante a sessão foi feita a entrega da Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca, Classe Ouro, ao desembargador Carlos Prudêncio, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Prudêncio é considerado o inventor da urna eletrônica e pioneiro do sistema informatizado de votação. 

Presentes 
Além de Fernando Cerqueira, Raquel Lyra, João Campos, Ricardo Paes Barreto, Humberto Costa Vasconcelos Júnior e Ingrid Zanella compuseram a mesa de honra a vice-governadora Priscila Krause (PSD); o senador Fernando Dueire (MDB); o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), desembargador Eduardo Pugliesi, representando o presidente do TRT-6, desembargador Ruy Salathiel; a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Maria Marluce Caldas; e o presidente eleito do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), conselheiro Carlos Neves. 

Também estiveram na mesa o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador federal Roberto Machado; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul e presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil, desembargador Carlos Eduardo Contar; o defensor Público-Geral do Estado de Pernambuco, Henrique Seixas; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), José Paulo Xavier; o titular da Paróquia de São Pedro no município de Tamandaré, padre Arlindo Laurindo de Matos Júnior; a procuradora-geral do Estado de Pernambuco, Bianca Teixeira; o procurador regional eleitoral auxiliar, Wellington Cabral Saraiva, entre outras autoridades.

Veja também

Newsletter