Projeto 'Alepe Antirracista' vence prêmio nacional da Unale
Programa contra a discriminação racial é destaque nacional em Conferência no Rio Grande do Sul
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) venceu nesta sexta-feira (5) a 6ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã, na categoria Projetos Especiais, com o programa "Alepe Antirracista". A vitória foi anunciada durante a 28ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
O projeto nasceu em 2023 com o objetivo de dar uma resposta concreta contra a discriminação racial.
“A Alepe foi a primeira assembleia do país a desenvolver uma política antirracista. É uma causa nobre que exige a atenção dos legisladores de todo o país, para que possam se inspirar e também propor iniciativas similares nas casas legislativas em que atuam”, destacou o superintendente Geral da Alepe, Aldemar Santos.
Os vencedores da premiação foram escolhidos com base nas notas atribuídas por uma comissão avaliadora e pelo voto popular durante o evento.
“A premiação tem uma importância social muito grande, pois reconhece e valida o trabalho incansável dos servidores das assembleias legislativas na construção de projetos que, com certeza, transformam realidades”, afirmou a chefe do Departamento de Projetos Sociais da Assembleia, Cristiane Alves, que coordenou a campanha de votações para o Alepe Antirracista durante a Conferência.
Leia Também
• LOA na Alepe chega ao prazo final sem expectativa de votação e pressão de Raquel Lyra
• Em meio a impasses no Legislativo, Raquel anuncia que enviará novos projetos à Alepe
• Projeto Alepe Cuida leva serviços gratuitos de saúde e cidadania para moradores de Olinda
Reconhecimento
O deputado Diogo Moraes (PSDB), secretário da Unale em Pernambuco, disse que o projeto foi pioneiro na sistematização de uma política destinada ao tema.
“O Alepe Antirracista nos orgulha muito e conquistou a admiração de todos os participantes da Conferência da Unale. É uma iniciativa que, em pouco tempo de existência, já ganhou uma robustez capaz de se consolidar em Pernambuco e ultrapassar as dimensões estaduais para ganhar reconhecimento nacional”, ressaltou.
O deputado João Paulo Costa (PCdoB), que também esteve presente na cerimônia, enfatizou o compromisso do parlamento pernambucano com o combate ao racismo.
“É muito bom o reconhecimento que a Alepe recebeu pelas ações que empreendeu no combate ao racismo. São iniciativas que, de fato, merecem ser valorizadas e estamos muito felizes com essa vitória e em voltar para a casa com esse troféu”, comemorou.



