Raquel Lyra autoriza início do Arco Metropolitano nessa sexta e quer obra entregue antes do prazo
Governadora assina ordem de serviço do primeiro trecho do arco, ligando os municípios do Cabo e Moreno
As obras do Arco Metropolitano Sul, esperado há mais de dez anos, começam nessa sexta-feira (12), quando a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), assina a ordem de serviços, às 10h30, no quilômetro 27, da BR-232, no município de Moreno, no Grande Recife. O serviço deve esternder-se por até dois anos, mas a governadora já anunciou que pretende antecipá-lo.
O trecho inicial tem 25,5 quilômetros e liga os municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Moreno, na Região Metropolitana. A obra nesse treche custa, aproximadamente, R$ 1,4 bilhão, metade do governo do estado e a outra metade financiada pelo governo federal. O ministro dos Transportes, Renan Filho, deve participar da solenidade, que terá também a presença de prefeitos, deputados e outras autoridades.
Leia Também
• Arco Metropolitano: "A gente entrega transformação na economia de Pernambuco", diz Guilherme Cavalcanti
• Governadora anuncia assinatura da ordem de serviço do Arco Metropolitano
• Renan Filho participa do ato que marca o início das obras do Arco Metropolitano
No estado as obras estão previstas dentro do Programa PE na Estrada e representam um investimento de cerca de R$ 650 milhões. O trecho que será implantado é considerado de mais fácil execução por não apresentar problemas ambientais, diferentemente dos registrados no Arco Norte, cujo traçado ainda não foi definido.
"O que a gente quer é permitir mais competitividade, garantir que o Estado tenha mais infraestrutura Estamos investindo em mais de mil e quatrocentos quilômetros de estrada. Conseguimos licitar o Arco Metropolitano que nem projeto tinha. Foi prometido há 20 30 anos. Fizemos o projeto, partimos (em trechos) para poder ser viável e agora fazemos a primeira etapa", explicou a governadora, momentos depois de assinar, no Paláciio do Campo das Princesas, convênio com 73 municípios para implementar o Programa Casa das Juventudes .
Prazos
Os serviços da primeira etapa estão previstos para serem concluídos entre 18 e 24 meses. "A população vai conseguir compreender que a gente vai trabalhar para essa entregua ser no mais curto espaço de tempo possível, porque a gente vai começar em duas frentes", ressalta a governadora.
Segundo ela, as máquinas já estão em Moreno e no Cabo de Santo Agostinho. "A ideia é que a gente faça o encontro deles no meio. A gente vai atuar em duas frentes, trabalhando para que a gente possa moer e entregá-las antes do que foi pensado", propõe a governadora.
Arco Norte
O Arco Metropolitano Norte, que enfrenta resistência dos ambientalistas, ainda não tem traçado definido. Mas, de acordo com Raquel Lyra, o projeto foi atualizado e entregue ao ministro dos Transportes, Renan Filho, há um ano.
"Estou cobrando (ao ministro) a entrega para que a gente possa listar a obra. Estamos construindo isso agora mesmo, enquanto a gente está aqui, nosso secretário de Infraestrutura e Mobilidade e o presidente do DER estão no Dnit, em Brasília, com o time da Secretaria do Ministério dos Transportes, para a gente poder pensar os próximos passos dos investimentos do governo federal em parceria com o estado.", explicou a governadora.
O trecho norte vai ligar o polo industrial de Goiana, na Zona da Mata Norte, ao Complexo Industrial e Portuário de Suape, em Ipojuca, no Litoral Sul



