Qui, 18 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Raquel Lyra comenta combate ao Comando Vermelho e diz que organizações criminosas não têm vida fácil no estado

Governadora ressaltou contratação de novos policiais e redução de crimes como resultado da estratégia adotada pelo governo

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD)Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD) - Foto: Janaína Pepeu/Secom

No momento em que o Brasil discute o avanço das facções criminosas e o poder de combate do estado, a governadora Raquel Lyra (PSD) garantiu que as organizações criminosas não têm vida fácil em Pernambuco. No evento de anúncio de equipamentos culturais em 15 cidades de todas as regiões do estado, a gestora falou sobre os esforços para combater a criminalidade.

“Assumimos pessoalmente a questão da segurança pública. Unindo o governo federal,  o Ministério Público, a Defensoria, o Poder Judiciário e todas as nossas forças operacionais de polícia através do Juntos pela Segurança. Não é uma luta fácil, porque enquanto a gente está trabalhando, tem a criminalidade organizada, se organizando para cada vez ocupar mais território, mas eles sabem que a vida deles não é fácil aqui no estado da gente”, declarou.

A gestora destacou a estratégia adotada pelo governo estadual de investir R$ 2,3 bilhões em ações de abertura de vagas em presídios e contratação de novos agentes para as polícias militar e civil. Raquel Lyra prometeu nomear 3.500 novos profissionais de segurança em novembro e ter até abril do ano que vem 7 mil novos membros nas forças estaduais. Ela disse que já é possível sentir os resultados.

“Ao tempo em que a gente vai fazendo os investimentos, eles já dão resultado. Os resultados são que em 18 meses consecutivos, Pernambuco está derrubando homicídios, derrubando o crime contra o patrimônio e a gente garantindo maior segurança para a população poder andar nas ruas do nosso estado”, enfatizou Raquel Lyra. 

Parceria
Enquanto o governo federal tem sido cobrado por não ter atuado na megaoperação que causou a morte de mais de 120 pessoas no Rio de Janeiro, a governadora fez questão de destacar a participação da União no combate às organizações criminosas no estado. Ela citou a Polícia Federal e afirmou que o Brasil tem batido recordes de operações policiais.

“Isso faz parte de uma estratégia de combate à criminalidade e a gente não pode estar enxugando gelo. Nós estamos aqui, a cada ano, batendo recorde de operações no Brasil das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado. A FICO está em cada estado do Brasil, a Polícia Federal lidera junto com as Forças de Segurança dos Estados e a gente aqui bate recorde de combate a crime organizado”, salientou.
 

Veja também

Newsletter