Raquel Lyra encerra participação na Brazil Conference anunciando Programa Cientista Arretado
Governadora também debateu políticas públicas com estudantes brasileiros de instituições americanas
A governadora Raquel Lyra (PSDB), conferencista da 10° edição do Brazil Conference, na Universidade de Harvard, em Boston (EUA), encerrou a participação dela evento no domingo (7), anunciando o Programa Cientista Arretado, criado com o intuito de fortalecer e ampliar o conhecimento científico em Pernambuco. A iniciativa, pioneira no estado, irá aplicar a pesquisa científica nas áreas estratégicas para atual gestão, como, por exemplo, segurança, educação, saúde, sustentabilidade e transformação digital.
Após a apresentação do painel “As inovações e os Desafios na Gestão de Pernambuco", no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a gestora convidou os estudantes a participarem da iniciativa. "Quero convidar vocês a fazerem parte conosco, bolsistas, estudantes de doutorado, mestrado, PhD, para trabalhar junto com o Governo de Pernambuco sobre construção e a medição de impacto das políticas públicas. Alguns já estão se formando e quero permear todo o nosso governo com vocês e com nossos estudantes de Pernambuco. Estamos cansados de olhar para o passado, e são os estudantes e pesquisadores que podem nos ajudar a construir um novo presente", convocou a governadora.
Leia Também
• Estudantes de Pernambuco vão participar da Brazil Conference at Harvard & MIT após criar aplicativo
• Raquel Lyra fala sobre oportunidades de emprego com retomada da produção na Hemobrás
O orçamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) disponível para o programa é de R$ 10,5 milhões. O objetivo do Cientista Arretado é aplicar o conhecimento científico nas áreas estratégicas do Estado, por meio de transferência da tecnologia em parceria com a comunidade científica.
O processo terá início na Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), que irá definir os desafios da gestão pública a serem atendidos por uma solução proposta por pesquisadores. A partir de então, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) irá lançar editais para chamamento público da comunidade científica através da Facepe.
Debate
No sábado, primeiro dia do evento, a governadora debateu políticas públicas com um grupo de estudantes brasileiros da Universidade de Harvard e outras instituições americanas. Durante o encontro, a gestora falou da sua trajetória na vida pública, desafios da gestão, áreas prioritárias e resultados do Governo do Estado.
"Estamos fazendo o maior investimento da história na rede pública de ensino do estado de Pernambuco, aportando R$ 5,5 bilhões para o Juntos pela Educação. Um orçamento já assegurado para promover a mudança e a melhoria na educação dos jovens pernambucanos. E hoje tive a oportunidade de realizar essa troca com universitários, assim como membros da Fundação Leman, para discutir os desafios e as soluções para este tema que é prioridade na nossa gestão", detalhou Raquel Lyra.
O bate-papo foi mediado pela integrante da Comunidade Brasil on Campus Fundação Lemann, Susane Santos. A organização filantrópica atua para promover o acesso à educação aos jovens. Em paralelo à programação da Brazil Conference, a governadora ainda esteve reunida com o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho; a diretora de Políticas Públicas para as Américas, Alexandra Veitch; e a gerente de políticas públicas do Google para o Brasil, Alana Rizzo. Na pauta do encontro, a possibilidade de futuras parcerias nas áreas de inovação e educação em Pernambuco.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.



