Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Raquel Lyra encerra participação na Brazil Conference anunciando Programa Cientista Arretado

Governadora também debateu políticas públicas com estudantes brasileiros de instituições americanas

Raquel durante conferência no eventoRaquel durante conferência no evento - Divulgação

A governadora Raquel Lyra (PSDB), conferencista da 10° edição do Brazil Conference, na Universidade de Harvard, em Boston (EUA), encerrou a participação dela evento no domingo (7), anunciando o Programa Cientista Arretado, criado com o intuito de fortalecer e ampliar o conhecimento científico em Pernambuco. A iniciativa, pioneira no estado, irá aplicar a pesquisa científica nas áreas estratégicas para atual gestão, como, por exemplo, segurança, educação, saúde, sustentabilidade e transformação digital.

Após a apresentação do painel “As inovações e os Desafios na Gestão de Pernambuco", no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a gestora convidou os estudantes a participarem da iniciativa. "Quero convidar vocês a fazerem parte conosco, bolsistas, estudantes de doutorado, mestrado, PhD, para trabalhar junto com o Governo de Pernambuco sobre construção e a medição de impacto das políticas públicas. Alguns já estão se formando e quero permear todo o nosso governo com vocês e com nossos estudantes de Pernambuco. Estamos cansados de olhar para o passado, e são os estudantes e pesquisadores que podem nos ajudar a construir um novo presente", convocou a governadora.

O orçamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) disponível para o programa é de R$ 10,5 milhões. O objetivo do Cientista Arretado é aplicar o conhecimento científico nas áreas estratégicas do Estado, por meio de transferência da tecnologia em parceria com a comunidade científica.

O processo terá início na Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), que irá definir os desafios da gestão pública a serem atendidos por uma solução proposta por pesquisadores. A partir de então, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) irá lançar editais para chamamento público da comunidade científica através da Facepe.

Debate
No sábado, primeiro dia do evento, a governadora debateu políticas públicas com um grupo de estudantes brasileiros da Universidade de Harvard e outras instituições americanas. Durante o encontro, a gestora falou da sua trajetória na vida pública, desafios da gestão, áreas prioritárias e resultados do Governo do Estado.

"Estamos fazendo o maior investimento da história na rede pública de ensino do estado de Pernambuco, aportando R$ 5,5 bilhões para o Juntos pela Educação. Um orçamento já assegurado para promover a mudança e a melhoria na educação dos jovens pernambucanos. E hoje tive a oportunidade de realizar essa troca com universitários, assim como membros da Fundação Leman, para discutir os desafios e as soluções para este tema que é prioridade na nossa gestão", detalhou Raquel Lyra.

O bate-papo foi mediado pela integrante da Comunidade Brasil on Campus Fundação Lemann, Susane Santos. A organização filantrópica atua para promover o acesso à educação aos jovens. Em paralelo à programação da Brazil Conference, a governadora ainda esteve reunida com o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho; a diretora de Políticas Públicas para as Américas, Alexandra Veitch; e a gerente de políticas públicas do Google para o Brasil, Alana Rizzo. Na pauta do encontro, a possibilidade de futuras parcerias nas áreas de inovação e educação em Pernambuco.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 
 

Veja também

Newsletter