Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Rede lança nota em repúdio ao aumento de passagens na RMR

Assim como o Psol e o PT, o diretório da Rede Sustentabilidade em Pernambuco lançou uma nota, nesta quarta-feira (18), criticando o aumento de passagens de ônibus na Região Metropolitana do Recife. No texto, o partido fez um apelo para o governador Paulo Câmara (PSB) para interceder junto ao Conselho Superior de Transporte Metropolitano para revogar o reajuste.

Leia a nota na íntegra:

O Elo Estadual (Diretório) da Rede Sustentabilidade/Pernambuco, no esteio das ações do partido em diversos estados, onde tem combatido o aumento abusivo do valor do transporte público, reconhecendo que a economia brasileira tem grande parte dos serviços prestados à população com reajustes indexados, gerando conflitos anuais com data marcada, surpreende-se com o inaceitável aumento das passagens do transporte coletivo na região metropolitana do Recife com percentual de 14,26%, num contexto de inflação anual de 6,29% e de crise econômica que retira o emprego e a renda dos trabalhadores, atingindo diretamente os cerca de dois milhões de usuários do sistema em Pernambuco.

Surpreendente é, também, a forma como o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) deliberou na última sexta-feira(13) sobre tal reajuste, de maneira a não garantir a transparência no processo decisório, uma vez que, além das propostas terem sido divulgadas apenas após decisão judicial, o Conselho não deu publicidade ao balanço orçamentário e financeiro da ´´Grande Recife Consórcio``, nem às planilhas de custos das empresas que integram o sistema de transporte, deixando ainda de fora da reunião tanto a imprensa, quanto a sociedade civil organizada e estudantes, numa atitude estranha ao serviço público cuja transparência para além de ser exigência legal é também um dever ético.

Num histórico de desrespeito, as empresas de ônibus além de não garantirem a renovação da frota estabelecida através das resoluções do próprio CSTM, não garantem aos usuários a melhoria da segurança no transporte coletivo, o qual tem sido alvo cotidiano da criminalidade, expondo à população a riscos. Some-se a tudo isso o confisco dos créditos eletrônicos comprados antecipadamente do VEM, após 180 dias, caso não utilizados, demonstrando-se um flagrante desrespeito ao consumidor, atitude esta que possibilitou ao Consórcio o incremento de R$ 104 milhões em sua receita, desde 2011 até hoje, conforme amplamente divulgado pela imprensa.

A REDE propõe uma Auditoria Pública nas contas do Grande Recife Consórcio, trazendo luz sobre a gestão da empresa, além de uma maior democratização do funcionamento do CSTM, para que a sociedade participe ativamente de suas deliberações.

Defendemos, também, um transporte público sustentável e de qualidade, que atenda às necessidades da população, com melhoria da mobilidade urbana, o que vai muito além de reajustes no preço das tarifas. Enfrentar o desafio da mobilidade é o caminho para se integrar e articular a cidade territorialmente, possibilitando às pessoas o trânsito e o acesso a todos os locais, a utilização dos equipamentos públicos e particulares existentes, inclusive aqueles destinados à educação, a cultura e ao lazer, o que só será possível com diálogo, transparência, atitudes inovadoras e coletivas.

Finalmente, a REDE/PE faz um apelo público ao Governo do Estado para interceder junto ao CSTM no sentido de revogar tal reajuste abusivo, atitude esta coerente com as propostas de mobilidade apresentadas pela Frente Popular na campanha eleitoral.

Recife, 18 de janeiro de 2017.

Elo (Diretório) Estadual da REDE/PE

Veja também

Newsletter