Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Teresa Leitão comemora retomada do trecho pernambucano da Transnordestina

Anúncio foi feito nesta sexta-feira (31)

Senadora Teresa Leitão cobra aprovação de proposta para reaproveitamento de concursados da EletrobrasSenadora Teresa Leitão cobra aprovação de proposta para reaproveitamento de concursados da Eletrobras - Foto: Divulgação

Leia Também

• Governo Federal publica edital para retomada da Transnordestina em Pernambuco

• João Campos destaca papel estratégico da Transnordestina para o futuro de Pernambuco

• “Transnordestina é nossa”, governadora celebra lançamento do edital para reativação da ferrovia

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) comemorou o anúncio do edital para a construção do trecho Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina feito nesta sexta-feira (31). 

“Estamos presenciando o cumprimento de uma promessa secular, inicialmente feita pelo imperador Dom Pedro I. Só agora se torna realidade pelas mãos de Lula, um presidente pernambucano, que conhece de perto os sonhos e desafios da nossa terra”, afirmou a senadora.

A parlamentar também comentou sobre a exclusão do trecho pernambucano durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Foi uma decisão política. Bolsonaro tratou da Transnordestina apenas no Ceará, ignorando completamente a importância estratégica de Suape para o Nordeste e para o Brasil”, criticou.

Ainda segundo Teresa Leitão, a retomada da obra é resultado de um esforço coletivo: 

“Essa conquista é fruto do trabalho da nossa bancada no Congresso, do governo do estado, do setor industrial e empresarial, e de órgãos regionais, como a Sudene. Lutamos juntos pela ferrovia. Sabemos que ela vai transformar o estado, impulsionar o desenvolvimento, gerar empregos e conectar Pernambuco ao futuro que sempre mereceu. É mais que infraestrutura: é justiça histórica, é progresso, é orgulho nordestino!”

O trecho Salgueiro–Suape será licitado em três lotes. A expectativa é que a obra gere milhares de empregos diretos e indiretos, além de ampliar a capacidade de escoamento da produção do interior do estado e fortalecer o Porto de Suape como hub logístico do Nordeste.

 

Veja também

Newsletter