UFPA abre inscrições para o ano letivo de 2026
Interessados podem se inscrever até dezembro
A Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu nesta quarta-feira (12) as inscrições para o Processo Seletivo 2026 (PS 2026) que oferece um total de 7.075 vagas para seus diversos campi e cursos, além de 192 vagas adicionais destinadas a pessoas com deficiência.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet até às 17h do dia 17 de dezembro de 2025. A taxa de inscrição é de R$ 110 para candidatos que cursaram o ensino médio (total ou parcial) em escolas privadas sem bolsa integral. Há possibilidade de isenção, conforme os critérios previstos no edital.
Assim como em anos anteriores, o PS 2026 utilizará as notas do Enem como critério único de seleção. O cálculo será feito pela média aritmética simples das cinco provas objetivas e da redação. O processo mantém todas as reservas de vagas previstas pela Lei nº 12.711/2012 e pelas políticas internas de ações afirmativas da UFPA.
Leia Também
• Governo autoriza nomeação de 855 aprovados na 1ª edição do CNU
• Como a reforma administrativa pode impactar os concursos públicos?
• Edital Caixa: concurso público é lançado com 17 vagas imediatas para Pernambuco; confira o edital
Novidades
Entre os destaques e mudanças para esta edição do Processo Seletivo, estão:
-
Novo Curso: O curso de Bacharelado em Inteligência Artificial será ofertado pela primeira vez na instituição, com 30 vagas no Campus Belém. A graduação será presencial, em turno integral, com carga horária total de 3.200 horas.
-
Bonificação: A bonificação de 10% sobre as notas do Enem, adotada até o PS 2025, deixa de existir. Em seu lugar, a UFPA passa a aplicar o Fator de Atenuação das Desigualdades de Acesso.
O novo mecanismo será destinado exclusivamente aos cursos que, ao final das inscrições, registrarem 5% ou mais de candidatos que não tenham cursado integralmente o ensino médio no Pará.
O mecanismo foi desenvolvido com base em estudos técnicos do CEPS e aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. A universidade esclarece que o edital final incorpora ajustes para ampliar o escopo de aplicação do Fator.



