Foco em oportunidade: "O mundo está aberto — mas estamos prontos para atravessar a porta?"
Internacionalizar exige visão
Foco em oportunidadeInternacionalizar é mais do que exportar — é conectar soluções, mercados e oportunidades. Mas sem estratégia, o risco é alto.
Nesta semana, alguns episódios reforçaram a urgência de tratarmos a internacionalização como um movimento estratégico e bem planejado — para empresas, governos e para o Brasil como um todo.
1. Diplomatas franceses se disseram espantados com a burocracia brasileira. Se até a França, famosa por sua administração pública, vê nosso sistema como um entrave... é sinal de alerta!
2. O presidente da Gerdau, Gustavo Werneck, revelou que nos EUA a empresa precisa de apenas 3 pessoas na área tributária. No Brasil? 123. A complexidade tributária não só sufoca as empresas locais como também afasta investimentos.
3. Há oportunidades lá fora, sim. Mas falta cultura exportadora. Muitas empresas não se preparam para competir globalmente — e perdem espaço para quem está pronto.
4. O avanço das importações chinesas já pressiona a indústria nacional. Preços baixos favorecem o varejo no curto prazo, mas corroem nossa capacidade produtiva no longo prazo.
5. Pernambuco cresce como hub logístico de importações no Nordeste, mas isso também exige equilíbrio: incentivos para grandes grupos não podem estrangular pequenos negócios locais.
6. Um bom exemplo disso é o polo têxtil do Agreste de Pernambuco. O aumento das tarifas americanas sobre produtos chineses, anunciado por Donald Trump, abriu uma janela de oportunidade para o vestuário brasileiro nos EUA. Mas o polo ainda não está estruturado para aproveitar. Empresários locais admitem que falta cultura exportadora, infraestrutura, padronização e apoio técnico. “Precisaríamos ajustar modelagem, investir em design e entender o padrão de consumo lá fora”, afirma José Gomes Filho, da Joggofi.
Conclusão? Internacionalizar exige visão. Exige políticas públicas coerentes, ambiente de negócios mais leve e empresas preparadas. Não basta abrir portas para o mundo — é preciso saber atravessá-las com inteligência.
Internacionalizar é ganhar juntos. Ou todos perdem.



