Suíça, Pernambuco e o Brasil, uma longa história
Os suíços foram os primeiros imigrantes europeus a se estabelecerem no Brasil, depois dos portugueses, chegaram ao Brasil entre 1819-1820, oriundos do cantão de Friburgo. Dom João VI batizou o lugar de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Os colonos suíços foram atraídos para as serras do Rio de Janeiro pelo rei Dom João VI, com o intuito de povoar a região fluminense e europeizar a região das serras.
Atualmente, a comunidade Suíça, jurisdição do Consulado Honorário da Suíça, sediado em Olinda, compreende os estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte e conta com a presença de, aproximadamente, 600 cidadãos suíços. Além do consulado, existem diversos órgãos, entidades e empresas que tem contribuído com o desenvolvimento econômico e social do Nordeste.
A Sociedade Suíça de Beneficência de Pernambuco, fundada em 1875 pelos primeiros imigrantes que vieram ao nosso estado, tem sido atuante em atividades diversas, tais como a celebração do Dia Nacional da Suíça, em 1º de agosto, e assistência aos cidadãos suíços em eventuais situações que não são de alçada do Governo Suíço. Uma casa histórica na rua de São Bento, 301, Cidade Alta Olinda, sedia o atual Consulado Honorário da Suíça em Pernambuco sendo o cônsul honorário o Sr. Rodolfo Fehr.
Vale a pena mencionar os projetos comerciais e industriais que a Suíça e seus empresários tem desenvolvido nos estados que abrangem a jurisdição deste consulado. São eles:
Vensosan Brasil, presente no Brasil desde 1995, trouxe para o nosso mercado, a qualidade Suíça e o que há de mais moderno na fabricação de meias compressivas medicinais. A Vensosan Brasil, em março de 2007, inaugurou sua nova fábrica em Abreu e Lima, Pernambuco, onde produz toda a linha de meias medicinais e de prevenção, além de distribuir produtos importados.
Outra empresa Suíça, presente na região desde 1993, a Norvinco – Indústria de Embalagem Nordeste, conquistou grandes clientes nacionais e multinacionais, graças à construção de importantes diferenciais competitivos com embalagens e soluções em papelão ondulado e outros.
A Suíça TWS é uma empresa atuante no segmento de incorporações, construção civil e mercado imobiliário de luxo no Brasil. Está estabelecida na cidade de João Pessoa, na Paraíba. É uma afiliada da TWS Participations S.A., uma holding sediada em Genebra, na Suíça.
Desde 2005, o grupo vem pesquisando o mercado brasileiro e descobriu no Nordeste o maior potencial de investimento imobiliário do país. Temos ainda um projeto pioneiro, uma iniciativa do suíço Pierre Landolt a mais de 35 anos de Brasil., com ramificações na produção de frutas, queijos e laticínios sustentáveis em Patos, na Paraíba.
Ainda em instalação, temos a Ruag, fábrica de projéteis para o Exército Brasileiro e de material bélico de alta precisão.
Duas ações sociais que merecem destaque são a Caritas Suíça que está envolvida em projetos de apoio no sertão do estado, biocombustíveis para catadores em Abreu e Lima e Crianças de rua no Recife e a RecifEscola com atuação em Recife e em Zurique, beneficiando crianças, fundada em 1997 e realizou como primeira meta a construção de uma escola em Igarassu (próximo a Recife) impactando desde então mais de 6.000 crianças/alunos.
“As palavras são pequenas; os exemplos são gigantes”. Provérbio suíço
*Empresário há 35 anos e Presidente do Iperid (primeiro THINK TANK do Nordeste) – Instituto de Pesquisa Estratégica em Relações Internacionais e Diplomacia, Rainier Michael tem ampla experiência em trocas internacionais. O trabalho realizado por ele junto ao consulado esloveno, e designado “Diplomacia Econômica”, interpreta sob uma visão humana o desenvolvimento e o crescimento do Nordeste. Paulista de nascença, Michael se mudou para Pernambuco há dez anos, quando seus negócios no Estado cresceram de forma a tornar indispensável sua presença aqui. Seu comparecimento nos mercados pernambucanos, entretanto, é mais antigo do que isso. Antes de assumir o consulado, já era representante da DBG - Sociedade Brasil-Alemanha no Nordeste. É destacável, também, sua atuação enquanto presidente do Rotary Club Recife Boa Viagem. ([email protected])
* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.



