CNH: Paraíba sai na frente e emite primeira carteira de habilitação 100% digital do Brasil
Novo sistema promete Carteira Nacional de Habilitação mais barata e rápida
O processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação no Brasil começou no Brasil, e a Paraíba saiu na frente. O estado se tornou o primeiro do país a emitir uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro do novo modelo digital, inaugurando oficialmente o sistema lançado pelo Ministério dos Transportes, que promete menos burocracia, redução de custos e mais acesso para os candidatos.
A primeira habilitação nesse formato foi concedida a Andreza Lima dos Santos, que participou do projeto piloto do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) e iniciou todo o processo pelo aplicativo CNH do Brasil. A entrega do documento aconteceu na manhã da última segunda-feira (15), na sede do órgão, em Mangabeira, em João Pessoa.
Leia Também
• CNH: renovação automática passa a valer para motoristas sem infrações
• Em 6 dias, CNH do Brasil soma 19 mi de usuários e 1 mi de pedidos de novas habilitações
• Renan Filho sobre ação de autoescolas: dificilmente Justiça vai derrubar medidas da CNH
Processo 100% digital
A jornada começou na sexta-feira (12), diretamente pelo app oficial. A plataforma reúne todas as etapas da primeira habilitação, permitindo que o candidato acompanhe o processo de forma digital, com mais autonomia e menos etapas presenciais.
Andreza seguiu todo o fluxo previsto na nova legislação: curso teórico pelo aplicativo, abertura do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), exames médico e psicológico, prova teórica, emissão digital da Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), aulas práticas com instrutor autônomo e, por fim, a prova prática na sede do Detran, onde foi aprovada.
Com a aprovação final, a CNH foi emitida, marcando a primeira habilitação do Brasil dentro do novo sistema digital.
Mais acesso e menos custos
Natural de Serraria e moradora de João Pessoa, Andreza conta que o antigo modelo dificultava a regularização.
“Eu pilotava minha moto sem CNH porque os custos eram muito altos e eu não tinha tempo disponível. Agora ficou tudo mais fácil e rápido”, relatou.
De acordo com o governo federal, a proposta do novo modelo é democratizar o acesso à CNH, reduzindo despesas e oferecendo mais flexibilidade de horários, especialmente para quem depende do veículo no dia a dia.
A expectativa é que outros estados adotem o modelo gradualmente, modernizando um processo que impacta milhões de brasileiros todos os anos.
Nova CNH em Pernambuco
O Detran Pernambuco ainda não iniciou oficialmente o novo procedimento da CNH digital. O órgão afirma que ainda realiza ajustes técnicos e operacionais.
O blog FMotors publicou, recentemente, matéria sobre a situação do órgão pernambucano, mostrando que candidatos aguardam a liberação do sistema para iniciar o processo no novo formato.



