Geely EX5 chega com apoio da Renault, parte de R$ 205.800 e desafia BYD e GWM nos elétricos
SUV chinês se destaca pelo conforto, autonomia e pacote de segurança e tecnologia completo
O mercado de carros elétricos no Brasil acaba de ganhar um novo competidor: o Geely EX5, SUV 100% elétrico da marca chinesa, que volta ao país, mas agora em parceria com a Renault.
A estreia da Geely no Brasil acontece em um momento estratégico, com o EX5 mirando direto em nomes de peso, como BYD Yuan Plus e GWM Ora 03.
Com preço inicial de R$ 205.800 na versão Pro e R$ 225.800 na Max, o modelo entrega conforto, bom desempenho e um pacote de segurança e tecnologia interessante, mas também tem suas ausências.
Após avaliação rápida nas ruas de São Paulo, a convite da marca, fizemos o test drive e o que podemos dizer é que o EX5 levanta o sarrafo da categoria em algiuns aspectos. Mas será que isso é o suficiente para emplacar e bater de frente com concorrentes já conhecidos do mercado brasileiro?
Leia Também
• BYD anuncia feirão com descontos, e Dolphin Mini sai por R$ 119.990; veja lista de carros e preços
• Fiat Argo Trekking: testamos e listamos os acertos e vacilos do hatch aventureiro metido a esportivo
• Morte de homem no Recife acende alerta para uso de equipamentos para suspender veículos; veja dicas
Na traseira, o EX5 aposta em linhas limpas, lanternas em LED e visual urbano | Foto: Geely/DivulgaçãoMotor, desempenho e bateria: aceleração esperta e condução suave
O Geely EX5 tem conjunto motriz composto por um motor dianteiro que gera 218 cv de potência e 32,6 kgfm de torque, suficiente para levar o SUV de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.
A aceleração é linear, mas firme, e casa muito bem com o foco urbano do carro. Durante nosso teste, o comportamento foi estável e silencioso, com uma suspensão bem acertada para o asfalto brasileiro, absorvendo buracos e irregularidades com eficiência.
A bateria é do tipo Short Blade com 60,2 kWh de capacidade, e segundo a Geely, entrega até 413 km de autonomia segundo o Inmetro. Um bom número para categoria.
O carregamento rápido também impressiona: dá pra sair de 30% para 80% em apenas 20 minutos em um carregador de alta potência.
Com 2,75 m de entre-eixos, o EX5 garante bom espaço e conforto tanto na primeira quanto na segunda fila | Foto: Geely/DivulgaçãoDesign e acabamento: discreto, moderno e funcional
No visual externo, o EX5 segue uma linha mais conservadora em relação a concorrentes como o Ora 03.
Não é um SUV chamativo, mas agrada pelo conjunto: os faróis full LED integrados, as maçanetas embutidas, a grade frontal fechada e o desenho aerodinâmico com rodas aro 18 (Pro) ou 19 (Max) ajudam a compor um perfil limpo e moderno, típico de modelos elétricos.
Por dentro, o EX5 é espaçoso e bem resolvido. São 2,75 m de entre-eixos, o que garante bom espaço para quem vai atrás.
Ambiente interno tecnológico e silencioso, com materiais macios ao toque e acabamento bem-resolvido | Foto: Geely/DivulgaçãoOs bancos dianteiros contam com ajustes elétricos e função massageadora na versão Max, e todo o acabamento é revestido com materiais macios ao toque e couro ecológico.
Durante o uso, o silêncio a bordo é notável, o que é mérito do bom isolamento acústico.
O porta-malas tem 461 litros, um dos maiores da categoria, e ainda pode chegar a mais de 1.800 litros com os bancos rebatidos, ampliando a versatilidade.
Porta-malas generoso: são 461 litros que podem passar de 1.800 litros com os bancos rebatidos | Foto: Geely/DivulgaçãoTecnologia: central generosa, espelhamento completo e comandos por voz
Outro ponto alto do EX5 é o pacote tecnológico. A central multimídia de 15,4 polegadas tem resposta rápida, comandos por voz, purificador de ar integrado, ar-condicionado digital com controle inteligente e atualizações de software via Over-the-Air (OTA).
E, sim, há espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay, função quase obrigatória hoje em dia e que já está disponível nas duas versões.
Ainda há carregador por indução, painel de instrumentos digital com 10,2" e Heads-up display, exclusividade da versão Max.
Central de 15,4”, painel de instrumentos digital com 10,2", espelhamento Android Auto, Apple CarPlay, comandos por voz e atualizações via OTA | Foto: Geely/DivulgaçãoSegurança: pacote ADAS se destaca na versão Max
A versão Max é a mais segura e, consequentemente, mais cara da linha. Traz um pacote ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor) completo com destaque para o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), piloto automático inteligente (ICC), frenagem autônoma de emergência (AEB), assistente de permanência em faixa, detector de ponto cego (BSD), câmera 360°, leitura de placas de trânsito (TSI) e assistente de tráfego cruzado traseiro.
Além disso, toda a linha conta com 6 airbags, freios regenerativos, sensores dianteiros e traseiros, além do assistente de partida em rampa.
Esse conjunto garante um alto nível na segurança para o modelo urbano, que é mais focado no público familiar.
Bancos em couro ecológico com ajustes elétricos e função massageadora na versão Max elevam o conforto a bordo | Foto: Geely/DivulgaçãoVersões: mais autonomia ou mais segurança?
O EX5 chega em duas versões:
EX5 Pro (R$ 205.800) – Tem maior autonomia declarada, por ser mais leve e com rodas menores. Traz quase todos os equipamentos de conforto e tecnologia, inclusive o espelhamento, mas não inclui o pacote completo de assistências de direção da versão Max.
EX5 Max (R$ 225.800) – Tem o visual mais refinado, rodas maiores, massagem nos bancos dianteiros e o pacote ADAS completo. Perde um pouco de autonomia por conta do peso extra, mas ganha em segurança e sofisticação.
Com bom pacote de tecnologia, conforto e segurança, o Geely EX5 entra na briga dos elétricos | Foto: Geely/DivulgaçãoVale a pena comprar?
O Geely EX5 surpreende por entregar conforto, bom espaço interno, dirigibilidade refinada e um pacote tecnológico de respeito, principalmente na versão Max.
O desempenho é ótimo para um SUV urbano, e o acabamento interno transmite uma sensação de categoria premium que outros elétricos da faixa de R$ 200 mil ainda não entregam.
Com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay, atualizações via Over-the-Air (OTA), central generosa e bom pacote ADAS, ele se posiciona como uma das ofertas mais completas da categoria.
E um ponto que merece destaque: a rede de vendas, pós-venda, peças e serviços será garantida pela infraestrutura da Renault, que é parceira da Geely no Brasil. Isso deve trazer mais segurança para quem tem receio de apostar em uma marca ainda pouco conhecida por aqui.
Por outro lado, a marca ainda vai precisar conquistar a confiança do consumidor brasileiro, principalmente no que diz respeito a valor de revenda, percepção de confiabilidade e tradição no segmento.
Mas para quem busca um elétrico com bom custo-benefício, o EX5 já se apresenta como uma alternativa convincente.
Confira as duas versões e principais equipamentos de série:
GEELY EX5 PRO - R$ 205.800
- Faróis full LED
- Barras de teto com 50 kg de capacidade
- Sensor de chuva
- Rodas de liga leve aro 18
- Retrovisores externos aquecidos
- Volante com ajuste de altura e profundidade
- Vidros elétricos com função um-toque
- Bancos dianteiros com ventilação
- Banco do motorista com ajuste elétrico de seis posições e função entrada e saída
- Bancos traseiros com inclinação ajustável em dois níveis
- Ar-condicionado automático com acionamento remoto e saídas de ar traseiras
- Partida sem chave
- Multimídia Flyme Auto de 15,4”
- Painel digital LCD de 10,2”
- Conectividade Wi-fi e 4G
- Sistema de som com seis alto-falantes
- Sensores de estacionamento traseiros
- Visão 360 graus
- Assistente de velocidade de descida
- Seis airbags
- Controles de tração e de estabilidade
GEELY EX5 MAX - preço: R$ 225.800
- Adiciona aos itens do PRO:
- Farol alto com controle inteligente
- Teto solar panorâmico com persiana elétrica
- Rodas aro 19
- Bancos dianteiros com ventilação, memória e ajuste de entrada e saída
- Ajustes elétricos para o banco do carona com quatro posições e apoio de pé
- Espelho retrovisor interno eletrocrômico
- Heads-up Display
- Sistema de som Flyme Sound com 16 alto-falantes
- Sensores deestacionamento dianteiros
- Frenagem automática de emergência (AEB)
- Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)
- Controle Inteligente de Cruzeiro (ICC)
- Sistema de Alerta Colisão Frontal (CMSF)
- Sistema de alerta de colisão traseira (CMSR)
- Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA),
- Frenagem de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTB),
- Assistente de reconhecimento de placas de trânsito (TSI);
- Assistente de permanência em faixa (LKA)
- Assistente de emergência de permanência em faixa (ELKA)
- Assistente de ponto cego (BSD
- Assistente de mudança de faixa (LCA)
- Aviso de segurança para a abertura das portas (DOW)



