Qui, 11 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
FMOTORS

Stellantis anuncia expansão nas fábricas do Brasil em 2026; veja novidades para Pernambuco

Novos modelos, mais tecnologia e aumento de capacidade produtiva estão entre as promessas da companhia

Herlander Zola, presidente da Stellantis na América do Sul, destaca os resultados de 2025 e reforça a liderança da Stellantis no mercado brasileiroHerlander Zola, presidente da Stellantis na América do Sul, destaca os resultados de 2025 e reforça a liderança da Stellantis no mercado brasileiro - Marta Souza/Folha de Pernambuco

São Paulo (SP) - O blog FMotors esteve, a convite da Stellantis, em São Paulo, onde o grupo reuniu a imprensa para um encontro de encerramento do ano de 2025. Durante o evento, Herlander Zola, presidente da marca na América do Sul, apresentou os números de recordes operacionais e, principalmente, uma agenda recheada de novidades para 2026.

A companhia detalhou uma expansão consistente em seus polos automotivos no Brasil, com novos modelos, mais tecnologia e aumento de capacidade produtiva.

Goiana acelera com quatro modelos Bio-Hybrid
No Polo Automotivo de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, a marca confirmou que vai produzir quatro novos modelos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid. O sistema, desenvolvido no Brasil, reforça a estratégia da Stellantis de criar soluções pensadas especificamente para o consumidor local.

A novidade chega junto com o anúncio da produção da Leapmotor em Goiana, que divulgamos durante a cobertura do Salão do Automóvel no último mês de novembro, também a partir de 2026. Esse movimento que consolida a fábrica pernambucana como uma das mais inovadoras da companhia em toda a região.

A chegada da Leapmotor ao Polo de Goiana e o avanço da fábrica como referência em inovação foram destaques do encontro. A chegada da Leapmotor ao Polo de Goiana e o avanço da fábrica como referência em inovação foram destaques do encontro | Foto: Marta Souza/Folha de Pernambuco

Porto Real terá segundo turno em 2026
Outra frente que cresce é o Polo Automotivo de Porto Real, no Rio de Janeiro. Após a confirmação da produção do Novo Jeep Avenger, a unidade, que completa 25 anos no próximo ano, se prepara para abrir um segundo turno de produção, ampliando a capacidade necessária para o novo SUV e para a família Citroën produzida ali.

O aumento de operação também deve gerar novos empregos qualificados e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região Sul-Fluminense.

Betim: 50 anos e um novo Fiat
Em Betim, no estado de Minas Gerais, 2026 será duplamente especial: a fábrica e a Fiat celebram 50 anos de Brasil ao mesmo tempo em que a unidade mineira inicia a produção de um modelo inédito da marca.

Com mais de 18 milhões de veículos fabricados desde sua inauguração, Betim segue como referência global para a Stellantis.

Durante o encontro, Herlander Zola destacou o crescimento da companhia no país.

"Reforçamos nossa liderança comercial, operacional, industrial e estratégica no mercado brasileiro. À medida que a Stellantis amadurece, nossa capacidade de investir nas nossas marcas melhora a cada ano", frisou o presidente da companhia.

Sobre o avanço da eletrificação, Zola reforçou o papel das novas tecnologias.

"Elas ampliam nosso alcance, porque trazem novos consumidores. Nosso foco é desenvolver produtos que atendam às necessidades do Brasil e da América do Sul, mantendo o maior índice de nacionalização industrial da região", afirmou.

Jeep AvangerJeep Avenger chega ao Brasil em 202  | Foto: Stellantis/Divulgação

Investimentos recordes e 16 lançamentos
A Stellantis confirmou que segue executando seu plano estratégico de R$ 32 bilhões na América do Sul, o maior investimento já anunciado pela indústria automotiva da região.

Para 2026, a companhia prepara 16 novos modelos e atualizações, incluindo seis veículos com tecnologia Bio-Hybrid, que já soma mais de 50 mil unidades produzidas em modelos como Fiat Pulse e Fastback, além dos Peugeot 208 Hybrid e 2008 Hybrid.

Expansão fora do Brasil
Além da agenda nacional, outros polos sul-americanos da Stellantis também terão novidades.

Em Córdoba, na Argentina, o protagonismo é no segmento de picapes, com o início da produção da Ram Dakota, marco para os 30 anos da planta.

Já no Uruguai, a consolidação vem de um hub de veículos comerciais com Jumpy, Expert e a nova linha Ducato.

Carro mais vendido do Brasil
Zola também celebrou, antecipadamente, o quinto ano consecutivo da Fiat Strada como o carro mais vendido do Brasil.

De acordo com dados acumulados da Fenabrave, o modelo soma 128.357 unidades emplacadas até novembro, bem à frente do segundo lugar, o Volkswagen Polo, que aparece com 112.238 unidades.

Frente robusta da Fiat Strada Ranch 2025 traz grade em preto brilhante e visual que combina força e sofisticação. Fiat Strada acumula 128.357 unidades emplacadas até novembro de 2025 | Foto: Walli Fontenele/Arquivo Folha de Pernambuco

A diferença de 16.119 veículos torna matematicamente improvável qualquer reação do hatch neste fim de ano.

O resultado consolida a Strada como um fenômeno raro na indústria brasileira, desde a chegada da nova geração, a picape não apenas ultrapassou modelos tradicionais, como também manteve uma liderança sólida mesmo diante da ascensão dos crossovers compactos. Desde 2021, nenhum outro carro vendeu tanto no país.

*A repórter viajou a convite da Stellantis

Veja também

Newsletter