Mês do Cliente: 5 dicas de planejamento para aumentar as vendas em setembro
Especialista aponta caminhos para fidelizar clientes e impulsionar o faturamento
O Mês do Cliente, celebrado em 15 de setembro, expandiu para o mês inteiro, tornando-se uma oportunidade para gestores fortalecerem o relacionamento com os consumidores.
“Setembro se tornou um aquecimento para a Black Friday, permitindo que os negócios testem suas estratégias, otimizem processos e entrem no último trimestre com mais força. Para os milhões de empreendedores no país, um planejamento bem executado pode fazer toda a diferença no faturamento, além de ser uma excelente oportunidade para fidelizar consumidores”, afirma Maira Nogueira, superintendente de Satisfação de Cliente da Getnet.
Em um cenário de alta competitividade, o planejamento eficaz torna-se essencial. Por isso, a Getnet, fintech de meios de pagamento global do grupo Santander, reuniu 5 dicas de planejamento para aproveitar o período e aumentar as vendas.
Dicas
A primeira coisa é estabelecer objetivos claros. Antes de qualquer ação, defina o que a campanha busca alcançar. Alguns exemplos de objetivos claros podem ser aumentar o ticket médio, atrair novos clientes ou ainda fidelizar a clientela atual.
Depois, estude o seu público-alvo para alinhar as ofertas com suas preferências. Analise o histórico de vendas para entender o comportamento dos seus principais consumidores e crie ofertas com base nos produtos e canais que mais gostam.
Escolha os canais certos e estabeleça uma comunicação clara. Comunique as promoções de forma clara e estratégica nos canais onde seu público está mais presente. Crie mensagens diretas e com chamadas que destaquem os benefícios da promoção.
Leia Também
• Confusão entre CPF e CNPJ ainda é armadilha para pequenos negócios
• Digitalização é tendência no mercado com 11% dos investimentos, diz Gartner
• Drop Service: modelo de negócio digital ganha força entre brasileiros em busca de renda e autonomia
Monitore os resultados e ajuste quando necessário. Acompanhe o desempenho das ações em tempo real para garantir que as estratégias estão funcionando. Use os dados de vendas e engajamento para fazer ajustes rápidos, corrigindo o que não vai bem e potencializando o que está dando certo.
Por fim, ofereça diferentes modalidades de pagamento. Ampliar as opções de pagamento é uma das formas mais eficazes de aumentar a conversão. Disponibilize Pix, cartões de crédito, débito e carteiras digitais para atender às diferentes preferências dos consumidores, seja em vendas físicas ou online.
“Planejamento estratégico e execução andam juntos. Não basta ter uma boa oferta, é preciso ter as ferramentas certas para acompanhar os resultados e facilitar a jornada de compra do consumidor. Oferecer diversas formas de pagamento com segurança e praticidade, por exemplo, é o que transforma uma campanha bem planejada em resultados concretos”, finaliza.



