Simulador de aposentadoria: aprenda a usar nova ferramenta do INSS
O contribuinte terá acesso a diferentes formas de cálculo da aposentadoria
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou um simulador de aposentadoria para auxiliar no planejamento financeiro dos contribuintes. A ferramenta permite que o cidadão calcule o tempo que falta para se aposentar e projete os valores do benefício, baseado nos dados de contribuição já registrados na plataforma.
O cálculo da aposentadoria no simulador considera as novas regras da Previdência incluídas após a reforma de 2019, detalhando como os requisitos de idade e pontuação serão alterados gradualmente até 2033.
O contribuinte terá acesso a diferentes formas de cálculo da aposentadoria, seja por idade ou tempo de contribuição. Caso o tempo que falte para ter direito ao benefício seja de, no máximo, cinco anos, a ferramenta também projeta o valor que poderá receber.
Leia Também
• Pix automático: entenda o que muda com a obrigatoriedade e os benefícios para o cliente
• Refis 2025 Olinda: contribuintes podem quitar dívidas pelo Whatsapp
• Uso de cartões em Pernambuco cresce 71% com avanço da digitalização financeira
Na simulação, você ainda pode incluir, excluir ou alterar informações de salários e períodos de trabalho. Entretanto, estas mudanças são válidas apenas para a simulação. Se o resultado indicar que você já cumpre os requisitos, é possível clicar em "Pedir Aposentadoria" para iniciar a análise oficial do INSS.
Acessando o simulador
- Acesse o portal ou o aplicativo Meu INSS.
- Use a busca e digite "Simular Aposentadoria".
- Confira seus dados (idade, sexo, data de nascimento e tempo de contribuição). Para corrigir algo, clique no ícone do lápis.
- Ao finalizar a simulação, você pode "Pedir Aposentadoria" ou "Baixar PDF" com o resultado.



